terça-feira, 29 de junho de 2010

Visita a áreas verdes como opção de férias

Para os especialistas, mais locais como estes precisam ser destinados para as crianças na Capital cearense


Além de ser o período para esquecer as preocupações da escola, as férias também podem ser aproveitadas para conhecer e visitar as áreas verdes. Que tal? Por diferentes bairros de Fortaleza, embora a oferta e as condições dos espaços públicos ainda não sejam as ideais, pois em alguns faltam infraestrutura e programação específica para crianças, os fortalezenses têm opções para estimular o contato e criar o hábito de preservar e apreciar a natureza.

Por todo o mês de julho, espaços públicos como os parques Adahil Barreto, do Cocó e Rio Branco e a Floresta do Curió estarão em funcionamento para receber a demanda que, segundo os administradores, deve aumentar em torno de 30% a 40%.

No entanto, até ontem, como informaram os responsáveis, ainda não tinham sido determinadas atividades extras para a programação de férias. Como defende a professora do Instituto Federal de Educação (IFCE) Nájila Cabral, doutora em Engenharia Ambiental, o contato com a natureza deve ser estimulado, pois "as áreas verdes são importantes espaços de convivência e lazer, que permitem interação da sociedade em um ambiente saudável".

Porém, como indica o professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) Edson Vicente da Silva, o interessante é que o estímulo à preservação e à valorização das áreas verdes deve acontecer ainda nas escolas, como parte do processo de educação ambiental das crianças.

O problema, critica ele, que também é pós-doutor em Educação Ambiental, é que esse trabalho deveria ser associado à melhoria das áreas verdes, inclusive criando condições para as crianças frequentá-las.

Isso porque, cita Nájila, segurança, acessibilidade, conservação, limpeza e conforto são critérios fundamentais para a garantia desses espaços abertos. Para ela, portanto, cabe "não apenas ao poder público exercer sua responsabilidade de disponibilizá-los em quantidade e qualidade, como à sociedade mantê-los para que todos possam usufruir dos seus benefícios".

Como observa o professor da UFC, os espaços precisam ser pensados para as crianças. "Fortaleza é uma cidade para adultos". Segundo o especialista, faltam equipamentos para as brincadeiras dos pequenos, tão necessárias nos meses de junho e julho. Nesse contexto, afirma o responsável pela Floresta do Curió, Paulo Telles: "Há muitos curiosos que vêm só conhecer os resquícios de Mata Atlântica", diz, informando que o horário para visitação é de 5h30 às 16h.

Funcionamento

Já nos parques Adahil Barreto e Rio Branco, os administradores Marcos Aurélio Maia e Eudes Costa comentaram que o Adahil Barreto continua aberto das 6h às 18h. Já o Rio Branco pode ser visitado das 5h às 22h.

Da mesma forma, o Parque do Cocó, segundo a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), vai manter a programação permanente "Lazer e Ação", promovida pela Secretaria de Esportes, e a visita às trilhas, que são guiadas por monitoras da Semace.

JANINE MAIA

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário