quarta-feira, 9 de junho de 2010

EMPRESA FORMAL, TURISMO LEGAL - Projeto chega ao Estado do Ceará



O projeto "Empresa Formal, Turismo Legal" realizou, no Ponta mar Hotel, em Fortaleza, na última segunda-feira, 31, o Dia do Empresário Legal. Voltado para empreendedores informais, o evento gratuito contou com palestras de especialistas sobre oportunidades de formalização e procedimentos para formali-zação das atividades turísticas.

Um dos grandes destaques da ação foi a participação do jogador de vôlei de praia, Roberto Lopes. Em sua palestra aos participantes, o atleta cearense abordou a experiência do turismo em Olimpíadas.

O projeto "Empresa Formal, Turismo Legal" é uma parceria entre a Fundação Universa e o Ministério do Turismo (MTur), com o apoio do Sebrae nacional. Tem como principal objetivo a formalização das empresas e profissionais das principais Atividades Características do Turismo (ACTs), promovendo, dessa forma, o desenvolvimento do turismo no Brasil.

A iniciativa destina-se, fundamentalmente, aos empresários e prestadores de serviços turísticos com atuação nos segmentos de alimentação fora do lar (garçons, auxiliar de garçons, atendentes, feirantes e vendedores ambulantes de produtos alimentares); de transportes (recepcionista de locadoras, motoristas de ônibus de turismo e taxistas); e de receptivos locais (agentes de viagens, operadores de turismo e guias de turismo).

Outro segmentos incluídos são meios de hospedagem (mensageiro, capitão porteiro, recepcionista e governanta); entretenimento (monitores, condutores e atendentes); e negócios e eventos (recepcionistas, atendentes e tradutores), entre outros.


Objetivos

A mobilização é uma das metas do projeto, que engloba um conjunto de atividades que compreende desde a sensibilização e conscientização sobre o processo de formalização até ações informativas e de incentivo, tais como o Movimento Turismo Legal e o Dia do Empresário Legal.

O Movimento Turismo Legal abrange a disponibilização de dez vans, cada uma com quatro profissionais treinados, responsáveis pela distribuição de material informativo durante dois dias em cada cidade destino.

A ação inclui, ainda, o atendimento ao público-alvo em diversos postos a serem instalados em cada cidade destino durante um período de três dias. No Ceará, os quatro Destinos Indutores do Desenvolvimento do Turismo - Fortaleza, Aracati, Nova Olinda e Jericoacoara - receberão essa ação durante este mês, em datas a serem marcadas posteriormente.

MAIS INFORMAÇÕES:

Acesse o site: www.empresaformalturismolegal.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário