segunda-feira, 21 de junho de 2010

Fluxo de turistas menor na alta estação

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, a ocupação da rede hoteleira de Fortaleza em julho deve ficar em torno de 75%. Entretanto, outras entidades do setor apresentam posição divergente e dizem que a Copa não vai interferir na venda de pacotes

O período de alta estação de julho deste ano, em Fortaleza, deve gerar uma ocupação hoteleira menor do que a do ano passado. Segundo dados repassados pelo presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Ceará (ABIH-CE), Régis Medeiros, a estimativa é de uma ocupação entre 71% e 75%, enquanto em 2009 foi de 80,17%.

Na avaliação de Medeiros, a Copa do Mundo deve atrasar a chegada dos turistas na cidade, devendo a média de ocupação melhorar a partir do dia 10 para frente. Mas, segundo ele, essa não é a dificuldade maior.

“O problema da temporada do meio do ano é a concorrência com a América do Sul, Argentina e Chile, com o agravante da Copa”, explica, lembrando que no ano passado por causa da gripe H1N1 as pessoas foram aconselhadas a não viajar para aquela região. Adianta que, de acordo com sinalização das operadoras, até agora as vendas para Fortaleza estão mais fracas do que no ano passado. A ABIH-CE representa 70% da rede hoteleira da capital.

Já o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Ceará (ABAV-CE) e Convention Bureau, Colombo Cialdini, não cita números, mas diz que esta será uma grande estação. De acordo com ele, os hotéis estarão lotados na semana de 18 a 26 de julho.

Cialdini diz que se a ocupação deste ano for inferior a 2009 será surpresa. Afirma que hotéis e operadoras tem dado sinalizações positivas quanto a reservas e vendas de pacotes. “Será uma estação positiva tanto do ponto de vista da vinda de pessoas para cá e muito boa em termos de vendas de pacotes para fora por conta do baixo valor do dólar”, comenta.

O Marina Park Hotel informa que a expectativa é de uma ocupação de 90% em julho. Na primeira semana após a Copa do Mundo estará com 90% dos leitos ocupados. Explica que normalmente no começo do mês recebe mais o pessoal do Nordeste e no final da temporada os turistas do Sudeste e Centro-Oeste por conta do Fortal, que ocorre de 22 a 25.

A assessoria de imprensa do Hotel Blue Tree Premium Fortaleza destaca que espera superar a média de ocupação registrada no mesmo período do ano passado, de 80%. Observa que durante o mês de julho, a ocupação alcança seu pico durante a micareta do Fortal, que este ano ocorre com uma semana de antecedência, o que será favorável para o hotel, já que os visitantes terão mais dias para aproveitar as férias em Fortaleza.

A CVC - maior operadora de viagens do País -, informa que para as férias de julho, o destino Fortaleza continua entre os mais vendidos. Ressalta o volume de fretamentos - 20% maior que em 2009 - saindo de todo o Brasil com destino às capitais do Nordeste e outros grandes balneários brasileiros. A empresa está com a maior oferta de pacotes já oferecidos em igual período, ao longo de sua história de 38 anos. Até o fechamento desta edição a Secretaria de Turismo do Estado não tinha apresentado dados sobre o período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário