segunda-feira, 14 de junho de 2010

Festival Ibero-Americano de Cinema começa próximo dia 24

O XX Cine Ceará 2013 Festival Ibero-Americano de Cinema 2013 começa no próximo dia 24 e traz um longa e outros cinco curta-metragens cearenses em sua programação.

Tradição no calendário nacional dos cinéfilos e realizadores audiovisuais, o Cine Ceará 2010 começa no próximo dia 24, trazendo oito longas e outros 16 curta-metragens em suas mostras competitivas. O Ceará, além de palco do festival ibero-americano, é um dos destaques entre os selecionados para as competições, mostrando o talento de seis grupos de realizadores cinematográficos.


A mostra competitiva de longas – principal momento do evento – traz oito filmes, entre produções latinoamericanas (Brasil, Argentina, Cuba, entre outros) e ibéricas (Espanha). Dos selecionados, apenas um é 100% nacional. Estrada para Ythaca, dirigido conjuntamente por Luiz Pretti, Ricardo Pretti, Guto Parente e Pedro Diógenes traz uma outra marca: a cearensidade.

Representante cearense, nordestino e brasileiro entre os longas da mostra competitiva, Estrada para Ythaca é um road-movie que realmente pode ser assinado por quatro pessoas. E todos ao mesmo tempo. De acordo com Guto Parente, um dos diretores-roteiristas-protagonistas-fotógrafos-diretores de som do filme, a amizade é um dos temas do longa e a sintonia entre os realizadores permitiu que corresse tudo bem. No filme, após uma bebedeira, quatro amigos decidem viajar para Ythaca, cidade natal e um amigo morto recentemente. Na viagem, eles descobrem que muito mais do que a chegada, o que importa é o percurso.

Já entre os 16 curtas selecionados, cinco apresentam o “selo cearense” como cartão de apresentação. São eles os ficcionais O som do vento, de Petrus Cariry e A amiga americana, de Ivo Lopes e Ricardo Pretti, e os documentários em curta-metragem Supermemórias, de Danilo Carvalho, Cidade Desterro, de Gláucia Soares e Fractais Sertanejos, de Heraldo Cavalcanti. “Foi algo que aconteceu devido a qualidade dos filmes, já que são todos de diretores conhecidos, produções premiadas de profissionais respeitadíssimos”, destaca Wolney Oliveira, diretor do evento. De acordo com Wolney, a evidência do tamanho dessa marca fica clara ao notar que o Rio de Janeiro, por exemplo, só terá um representante no evento.

Um filme de 800 filmes. Numa colcha de retalhos de histórias pessoais em super 8mm, o diretor Danilo Carvalho montou seus próprios sentimentos em relação a Fortaleza e os nomeou como o projeto Supermemórias. “Na verdade, partiu tudo de uma vontade de resgatar a afetividade que a Cidade grande vai perdendo – ou Fortaleza, em especial”, disse Danilo. Buscando o resgate de quando tudo era “menos pedra e o sujeito não era tão isolado”, o diretor traz uma visão fragmentada de fragmentos de histórias, em um “caleidoscópio afetivo, imprimindo Fortaleza em toda uma hemorragia consciente de imagens”. O primeiro da série, Supermemórias – Cabeça olho coração, concorre entre os curtas ao mostrar as décadas de 1960, 1970 e 1980 de Fortaleza em filmes pessoais alheios enviados para o cineasta.


SERVIÇO

XX CINE CEARÁ – Festival Ibero-Americano de Cinema. De 24 de junho a 1º de julho no Cine São Luiz (Centro Cultural SESC Luiz Severiano Ribeiro; praça do Ferreira – Centro), no Centro Cultural Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81 – praia de Iracema), na Casa Amarela Eusélio Oliveira (avenida da Universidade, 2591 – Benfica ).


EMAIS

- Além dos seis filmes, outros três curtas cearenses serão exibidos em mostras paralelas. O destaque fica por conta de Los minutos, las horas, da cearense Janaína Marques – exibido no Festival de Cannes e que no Cine Ceará terá uma exibição hors concours (fora da competição).

Nenhum comentário:

Postar um comentário