sexta-feira, 18 de junho de 2010

Celebração popular no Theatro José de Alencar

No dia de seu centenário, o Theatro José de Alencar recebeu as merecidas homenagens e comemorou, em grande estilo, com o público que ocupou, durante todo o dia de ontem, os seus mais diversos espaços. A celebração entrou pela madrugada de hoje


Um aniversário como o centenário gosta: com casa cheia o dia inteiro e diversos artistas dando vida aos seus espaços. No dia em que completou 100 anos, ontem, o Theatro José de Alencar (TJA) esbanjou vitalidade e recebeu suas centenas de convidados em grande estilo, com direito a tapete vermelho estendido da entrada principal até a Praça José de Alencar, espaço que já virou uma extensão do teatro.


A festa começou cedo. Às cinco da manhã já tinha funcionário chegando. Às oito, depois de serem cantados os primeiros parabéns, as portas do aniversariante foram abertas para o público e as homenagens começaram a ocupar todos os espaços e a praça.

Quem quis acompanhar toda a programação, teve que enfrentar uma verdadeira maratona de apresentações. Somente na calçada da Praça José de Alencar, 60 coletivos artísticos se revezaram durante todo o dia, reunindo cerca de 1.200 artistas das mais diversas manifestações culturais: bandas de música, circo, reisados, grupos de teatro, maracatus...

Enquanto do lado de fora os artistas se misturavam aos transeuntes da praça, dentro do TJA, todos os espaços mantinham também uma programação simultânea. Ao cair do sol, quem ainda não tinha conseguido dar uma fugida do trabalho, começou a se chegar. A fonoaudióloga Júlia Pinheiro foi uma delas. Atraída pelo som do maracatu, ela deu uma paradinha para ver o que se passava. “O maracatu chama sempre a minha atenção. É muito emocionante”.

Emoção foi o que não faltou. Vez por outra, um suspirava: “Que momento maravilhoso!”. E do lado, outro enxugava as lágrimas enquanto assistia à encenação da história do TJA. Corpos se arrepiaram ainda mais quando uma chuva de pétalas tomou conta da calçada do TJA e um coro entoou os parabéns oficiais – bem o décimo do dia.

“Tô muda”, foi a única frase que Izabel Gurgel, diretora do TJA, conseguiu expressar logo após entoar os parabéns ao teatro-monumento. “Foi tudo tão lindo o dia inteiro”, completou, com os olhos cheios d’água.

A festa varou a madrugada de hoje ao som da banda Os Brasas nos jardins do TJA. As celebrações pelo centenário continuarão até dezembro.

Naara Vale
naara@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário