segunda-feira, 28 de junho de 2010

Centro de Convenções sedia até 4 de julho exposição de peças de 20 países, com 70 expositores

Centro de Convenção de Fortaleza recebeu muita gente este fim de semana, por conta da Feira Internacional de Artesanato que ocorre até o dia 4 de julho, em sua terceira edição. O evento está reunindo 70 expositores, de 20 países diferentes.


Produtos exóticos e diversos, que variam entre R$3,00 e R$ 12 mil reais, estão a venda nos stands da Turquia, Guatemala, Paquistão, África do Sul, Dubai, Rússia, Quênia, Peru, Indonésia e Brasil. Cada país trouxe o que há de mais belo de sua cultura.Segundo a organizadora da feira, Aline Korkmaz, a expectativa é de que 48 mil passem pelo local, já que é uma oportunidade única de poder adquirir produtos especiais de outros países, sem sair do Brasil.

Ela ressalta também que a singularidade é a marca do evento, pois cada produto exposto é único e representativo para o seu respectivo país. "Aqui tem-se um mundo para ver, curtir, trocar conhecimento e comprar. Para quem gosta de artesanato, ama novidades e peças feitas à mão, a feira é o local perfeito", diz.

Apesar dos produtos bordados a ouro, prata, ou puro cristal, a riqueza da feira se traduz pela variedade. São prataria, doces, móveis, roupas, tapetes, panelas, cama, mesa e banho, bordados com brilhos e paetês, e até infusões de produtos naturais. E tudo a preço de custo. A cada três horas, os Índios Pataxós, que estão comercializando seus artesanatos realizam apresentações culturais, provando que intercâmbio não é apenas comercial, mas principalmente cultural. No stand do México, as fontes ganharam destaque. Em vários tamanhos, formatos e preços, elas foram vendidas como símbolo de proteção. De acordo com a cultura do país, elas atraem prosperidade. Segundo a vendedora mexicana, Rosana Vélez, a água em movimento, que cai da fonte, também serve para acabar com o estresse. Já no da Rússia ganharam destaque as "Matroyshka", bonecas pintadas a mão que simbolizam a família, as gerações e o feminino. Segundo a cultura da país, as bonecas que se encaixam uma nas outras trazem sorte para quem as usa para decorar a casa.


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário