terça-feira, 1 de junho de 2010

Mais que comércio

Os mercados municipais são os lugares perfeitos para a compra das famosas "lembrancinhas" de viagem e para passeios turísticos. Entre os melhores do País estão, além do Mercado Central de Fortaleza, os de São Paulo, Belo Horizonte, Belém.

Conhecer novos destinos ou visitar lugares queridos sempre fica na memória dos viajantes. No entanto, as fotos e as famosas ``lembrancinhas`` da viagem prometem trazer boas recordações. Os mercadões, presentes em muitas cidades brasileiras, unem tradição e beleza e contam com opções perfeitas para as compras. Entre os melhores do País, de acordo com a revista Viagem e Turismo, estão, além do Mercado Central de Fortaleza, os de São Paulo, Belo Horizonte, Belém e Porto Alegre.


Em Fortaleza, o mercado tem como principal atrativo o artesanato. O guia turístico César Melo arrisca dizer que a renda de bilro comercializada no local é considerada por especialistas a ``melhor do mundo`` e o Mercado Central é reconhecido como o maior em venda de artesanato da América do Sul.

Segundo ele, esse é o principal atrativo que as pessoas buscam quando o visitam. ``Nós mostramos a renda, mas também o trabalho feito com palha de carnaubeira e o bordado``, detalhou.

Além dos artesanatos diversos, dos bordados e da renda de bilro, o Mercado conta também com muitos artigos alimentícios, como as famosas castanhas. Além disso, moda praia, calçados, bolsas, acessórios, moda íntima, joias e peças decorativas colocam de fato o local como referência no país.

"É bem maior do que muitos outros, como Recife, Maceió, João Pessoa e Maranhão. Tudo o que um turista procura tem``, argumentou o turista de Recife, Marcos Pessoa.

Pela primeira vez em Fortaleza, ele e a esposa vão levar para casa roupas de cama e produtos artesanais. Quando chegar à terra natal, Pessoa promete fazer uma boa propaganda da cidade. ``Vou dizer que venham conhecer o mercado porque vale à pena``, completou.

De férias com a filha Sâmia, a analista de São Paulo Maria Luiza Salomão resolveu conhecer o Mercado Central. Ela disse ter apreciado muito o artesanato do lugar e levou peças coloridas. ``Nós já gastamos mais do que deveríamos``, disse mostrando a sacola cheia de compras.

Variedade

Em cada boxe do Mercado Central, uma nova descoberta dos mais variados estilos. Presente em cerca de 280 dos 559 boxes do Mercado Central, a moda artesanal (confecções, moda praia, artigos de couro e bordados) fascina não só os turistas de toda parte do mundo que fazem questão de levar para casa o estilo ``made in Ceará``. A bacharel em direito Alline Milliane Ferreira é cliente antiga do mercado.

"Eu já perdi as contas de quantas vezes eu vim``, destacou a turista que vem de Mossoró, no Rio Grande do Norte. ``Eu gosto muito pelo preço, pelo artesanato, porque tem muita coisa para casa``, destacou com várias sacolas.
Teresa Fernandes


Fonte: opovo.com.br

Um comentário:

  1. Bacana...em Fortaleza realmente não há nada igual. Recomendo!!!
    Nice... There's nothing else like that. I gaurantee !!!

    ResponderExcluir