terça-feira, 22 de junho de 2010

Completando 10 anos, o Festival de Dança de Fortaleza promove, de hoje a sábado, o I Seminário Internacional de Dança do Ceará

Cinco dias para pensar a dança. O I Seminário Internacional de Dança do Ceará tem início hoje, no Theatro José de Alencar, também se associando às comemorações pelo centenário do espaço. Mas as atividades se espalham também pelo Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, pelo Sesc Senac Iracema, pelo Teatro Morro do Ouro e pela Escola de Ballet Goretti Quintela.


Promovido em parceria com o Seminário Internacional de Dança de Brasília, o evento marca os 10 anos do Festival de Dança de Fortaleza (Fendafor) e discute a formação na linguagem artística, a partir do tema "Dança e Educação". O seminário tem como foco principal um programa de formação pedagógica para bailarinos, professores, intérpretes, criadores e performers e reúne 90 bailarinos do Ceará, previamente selecionados.

"Os participantes do Seminário de Fortaleza serão avaliados durante todo o evento. Ao final, entre 20 a 30 serão selecionados para o XXI Seminário Internacional de Dança de Brasília. Em Brasília os bailarinos concorrerão a bolsas para residências em vários países", informa Janne Ruth, produtora do Fendafor. "O Seminário de Brasília é referência internacional. Para alcançar essa meta também no Ceará, o seminário contará com um corpo docente de grandes nomes e pensadores do mundo da dança", ressalta.

Compondo uma programação prévia ao Fendafor, que acontece entre os dias 28 deste mês e 4 de julho, o seminário terá cinco módulos de discussão sobre técnica de dança. "Especialistas poderão mostrar e demonstrar conceitos, processos e práticas que deverão nortear a dança nesse início de milênio", destaca Janne Ruth.

A programação de hoje no seminário conta com o início dos cursos, às 8h30, no TJA e na Escola Goretti Quintela. A partir das 15h acontecem palestras no Auditório do Centro Dragão do Mar - entre as palestrantes, Gisele Santoro, fundadora do Seminário de Brasília, e Isabel Marques, diretora da Cia Caleidos, de São Paulo. Já às 19h30 têm início os espetáculos, no teatro do Sesc Senac Iracema.


MAIS INFORMAÇÕES

I Seminário Internacional de Dança do Ceará. De hoje a sábado, no Theatro José de Alencar, no Centro Dragão do Mar, no Teatro Sesc Senac Iracema e na Escola de Dança Goretti Quintela. Programação completa: www.fendaforce.com. Contatos: 3482-0510.


DALWTON MOURA
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário