quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Saiba quais os alimentos que podem prevenir doenças do coração


É fato consumado: quanto mais colorido o prato nosso de cada dia, mais rico seu valor nutricional. Mas, enquanto o roxo, o vermelho, e o laranja eram constantemente convocados na cozinha dos quatro cantos do mundo - e com razão -, o branco, discreto, permanecia em segundo plano na paleta da alimentação equilibrada.

Agora, ele tem tudo para sair da sombra dos tons, digamos, mais vivos. De acordo com pesquisas elaboradas pela Universidade Wageningen, na Holanda, o valor da brancura que está presente na couve-flor ou no interior da maça, pêra e de várias outras frutas e hortaliças, possuem nutrientes que podem prevenir doenças do coração.

A pesquisa holandesa sugere que a turma de polpa claríssima tem propriedades capazes de reduzir o risco do desenvolvimento de doenças cardíacas e até de evitar um acidente vascular cerebral, o tão temido AVC. "Esses benefícios provavelmente se devem, entre outros fatores, à presença de substâncias como a flavina, que, aliás, é a grande responsável pela coloração esbranquiçada", aponta o cardiologista Marcus Vinícius Malachias, presidente do Departamento de Hipertensão da Sociedade Brasileira de Cardiologia. "Esses nutrientes favorecem a renovação celular e ajudam a controlar os níveis de glicose e triglicérides na corrente sanguínea, prevenindo contra inúmeras complicações vasculares", complementa o médico.

Outra grande vantagem dos vegetais alvos em matéria de prevenção dos males cardiovasculares é o seu aporte significativo de cálcio. "Esse mineral baixa a pressão. Se ela está alta, alavanca a incidência de derrames e doenças cardíacas", alerta Malachias, que também é professor da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Potássio, fósforo e magnésio, outro trio nutritivo presente nesse grupo de alimentos, também regula o trabalho do músculo mais importante do corpo - o seu coração. Portanto, tudo nas polpas brancas tende a contribuir para a saúde do peito.

Confira alguns tipos de alimentos recomendáveis

Maçã - Diminui os níveis de colesterol ruim e levanta a barreira contra infecções.

Couve-flor - Ajuda a baixar a pressão arterial e conta com bons índices de fibra.

Pêra - Possui um efeito diurético e seu alto teor de fibras também auxilia na digestão.

Endívia - Essa folha derruba as taxas de colesterol e elimina o excesso de radicais livres.

Fruta-do-conde - Além de ser rica em antioxidantes, oferece energia de sobra ao organismo.

Cebola - Consumida crua, ela reduz a pressão e, de quebra, tem ação anti-inflamatória.


Foto: Dreamstime.
Com informações do portal M de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário