quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Alimentação e Saúde - Saiba como reduzir as taxas de colesterol e triglicerídeos


Não há outra solução: para combater doenças cardiovasculares, risco de enfarto e derrames cerebrais (AVC) na fase adulta, é preciso modificar alguns hábitos de vida.

Os médicos são unânimes ao afirmar, que as taxas de colesterol e triglicerídeos precisam ser controladas desde muito cedo, para que possamos evitar problemas no futuro. Também é conveniente lembrar que mesmo apresentando taxas de colesterol e de triglicerídeos dentro dos parâmetros normais, você não estará livre de complicações posteriores.

Há um conjunto de fatores que têm influência no desencadear de doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial, diabetes, histórico familiar e até mesmo o cigarro. Para resolver essa questão, você deverá vigiar a sua saúde, fazendo os ajustes necessários no seu estilo de vida; e o primeiro passo, é combater o sedentarismo.

A alimentação é outro fator determinante no controle do colesterol, por isso mude o seu regime alimentar, optando por alimentos com menos gordura, incluindo carnes magras. O consumo excessivo de alimentos ricos em colesterol, como carnes gordas, leite gordo, queijos amarelos, bacon, manteiga e gorduras em geral, podem elevar os níveis de colesterol. Ao mesmo tempo, o excesso de álcool e o consumo de hidratos de carbono e açúcar em grandes quantidades também podem fazer subir os níveis de triglicerídeos.

É recomendável seguir uma alimentação saudável

:: Evite fritar os alimentos – prefira os grelhados, assados, cozidos ou refogados;

:: Inclua muita fruta e vegetais frescos na sua dieta;

:: Prefira os alimentos magros e diminua o consumo de maionese, margarina, manteiga, molhos cremosos e temperos oleosos;

:: Retire a gordura visível da carne, frango e peixe antes de cozinhar.

O ideal é que os hábitos de vida saudáveis sejam adaptados desde cedo, preferencialmente, a partir dos 20 anos. Caso seja detectada qualquer alteração nas taxas de colesterol e triglicerídios, é pertinente repetir as análises com mais freqüência e procurar ajuda de um especialista.

Foto: Beleza e Saúde.
Com informações do portal Só Dietas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário