quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Exposição das obras de Zenon Barreto no Centro Dragão do Mar


O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura homenageia o artista plástico cearense Zenon Barreto, expondo no Museu de Arte Contemporânea, obras sobre a Construção/Figuração, que apresenta um recorte da trajetória da vida artista do cearense, com uma seleção de peças oriundas de acervos particulares de familiares do artista.

Exposição Construção/Figuração

Com curadoria de José Guedes, a exposição traz cerca de 25 trabalhos, entre pinturas, desenhos e esculturas. O conjunto das obras apresenta um recorte significativo da trajetória de Zenon Barreto, em que “a figuração e a construção se fundem ora com a inserção de códigos figurativos numa seara dominada pela abstração geométrica, ora incorporando linhas geométricas às composições claramente figurativas”, explica José Guedes. O resultado é uma exposição que ajuda a compreender não só o legado deixado por Zenon Barreto, mas também a própria trajetória da cena cultural do Estado.

A escultura Dom Quixote (da foto acima) integrante da exposição, é, segundo José Guedes, um exemplo do refinamento do artista: “com poucas linhas ele consegue definir uma imagem fortemente expressiva”, complementa o curador.

A exposição Construção/Figuração homenageia o artista plástico, falecido há dez anos, que, com suas pesquisas no abrangente campo das artes visuais, expandiu os territórios da pintura, do desenho, da gravura e da escultura. Diversas obras criadas por Zenon fazem parte do cenário de Fortaleza, como a escultura que retrata Iracema, personagem do romance de José Alencar, exposta na praia de mesmo nome.

A visitação à exposição Construção/Figuração segue aberta ao público no MAC, de terça a quinta, das 09h às 19h, e de sexta a domingo (e feriados) das 14h às 21h. O acesso é livre.

Sobre o artista

Natural de Sobral, Zenon Barreto chegou a Fortaleza e ingressou na Sociedade Cearense de Artes Plásticas em 1949. Participou e foi premiado em diversos eventos, como Salão de Abril, Salão de Arte Moderna, Bienal Internacional de São Paulo, Panorama de Arte Atual Brasileira e Salão de Artes Plásticas do Rio Grande do Sul, dentre outros.

Possui obras no Museu Nacional de Belas Artes, Palácio da Abolição, Paço Municipal de Fortaleza, Museu de Arte da UFC, Universidade de Fortaleza, sede do Banco do Nordeste, Embaixada do Brasil em Londres, e é co-autor do grande vitral de Arte Contemporânea da Fundação Armando Álvares Penteado.

Foto: Marina Cavalcante.
Com informações do Centro Cultural Dragão do Mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário