terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Exposição Tramando Mundos no Espaço Cultural Unifor


O Espaço Cultural Unifor exibe entre os dias 15 de fevereiro e 13 de março a mostra “Tramando Mundos” do artista plástico cearense Luiz Hermano. A exibição tem a finalidade de formar mundos e refletir sobre a matemática do universo.

A mostra conta com 26 obras, entre aquarelas, esculturas e uma grande instalação, e estará em exibição no Espaço Cultural Unifor Anexo .Desde as aquarelas com temas míticos às mais recentes grades geométricas, Luiz Hermano coloca em evidência a compreensão da origem e as possibilidades de conexão com o universo. Em suas viagens pela Tailândia, Índia e China, o artista encontrou estátuas de buda em construção milenares erguidas segundo a geometria sagrada.

O período abrangido pela mostra, de 1980 a 2011, compreende quase a totalidade dos 30 anos de carreira do artista, que já teve seus trabalhos apresentados nas principais instituições de arte do Brasil. Luiz Hermano busca em várias culturas as estruturas para suas composições intrincadas que trançam religião, consumismo e tecnologia. Suas tramas de miçangas, capacitores eletrônicos e tubos de alumínio são o resultado de um trabalho manual e meditativo de integração entre o mundo terreno e questões metafísicas.

Sobre Luiz Hermano

Nascido no distrito de Preaoca, no município de Cascavel, no Ceará, Luiz Hermano se mudou para Fortaleza aos 16 anos, onde estudou Edificações na Escola Técnica Federal do Ceará e iniciou o curso de Filosofia, na Universidade Estadual. De Fortaleza seguiu para Brasília, morou no Rio de Janeiro e foi para São Paulo, onde reside. O artista conquistou espaço e nunca mais parou de viajar pelo mundo, tendo morado dois anos em Paris, 1984 e 1985. Também participou de duas bienais internacionais de São Paulo, em 1987 e 1991, e expôs no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) a convite de Pietro M. Bardi.

Seus trabalhos podem ser vistos nos principais museus brasileiros, como o MASP, Pinacoteca de São Paulo, Museu de Arte Moderna de São Paulo e Museu de Arte Contemporânea de São Paulo. Uma coleção de trabalhos doada pelo artista, mostrando várias fases de sua carreira, pode ser vista ainda no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, que funciona no Centro Dragão do Mar, em Fortaleza.

Também tem obras na Biblioteca Nacional de Paris e coleções particulares, como Patrícia Cisneiro. Em 2008, quando realizou a exposição individual “Tempo do Corpo”, na Pinacoteca de São Paulo, lançou um livro sobre sua obra. Em 2011, o artista foi agraciado com o Troféu Sereia de Ouro, outorgado pelo Sistema Verdes Mares.

Foto: Jornal Diário do Nordeste.
Com informações do Espaço Cultural Unifor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário