sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Confira a programação e o esquema de serviços no réveillon de Fortaleza


A Prefeitura de Fortaleza divulgou na última quarta-feira (28) o plano operacional para o réveillon no Aterro da Praia de Iracema. Confira os horários das atrações, o esquema de trânsito, o contingente de transporte coletivo e táxis.


Trânsito

Cerca de 270 agentes farão o apoio ao evento, sendo 210 exclusivamente na área do Aterro da Praia de Iracema. Na noite do dia 30, os agentes iniciam a proibição de estacionamento na Avenida Beira Mar, entre as ruas Gonçalves Lêdo e Ildefonso Albano. A partir de 5h, do dia 31, a proibição de trânsito será estendida até a Avenida Historiador Raimundo Girão, em frente ao Aterro.

Bloqueios

De acordo com a Prefeitura, os bloqueios acontecerão a partir das 14h do dia 31. As ruas perpendiculares que dão acesso ao Aterrinho e ao Aterro da Praia de Iracema ficarão liberadas apenas para o fluxo de pedestres. Moradores e hóspedes terão acesso de carro apenas com a liberação dos agentes de trânsito nos postos de controle. A previsão é que o desbloqueio das vias aconteça às 6h do dia 1º de janeiro de 2012.

A avenida Monsenhor Tabosa permanecerá com o tráfego livre para veículos durante o evento. Os agentes de trânsito permanecerão distribuídos entre a avenida e a Rua Deputado Moreira da Rocha para orientar o fluxo. Também haverá fiscalização nas Ruas Pereira Filgueiras e Tenente Benévolo onde serão rotas de desvio dos ônibus.

Horários e atrações

Aterro da Praia de Iracema
18h - Mona Gadelha
19h30 - Banda Arsenic
20h30 - Titãs
22h20 - Fagner
00h – Queima de Fogos
00h30 – Ivete Sangalo
2h50 - Ítalo e Reno

Tenda eletrônica (próximo ao Restaurante Tia Nair). Apresentação dos DJs Guga de Castro e Gerson Fox.

Queima de fogos

A queima de fogos no Aterro da Praia de Iracema terá a duração de 15 minutos. Os fogos serão instalados no espigão na altura da Rua João Cordeiro e serão disparados de 26 pontos de forma sincronizada com uma trilha sonora. Entre as músicas que farão parte da mixagem estão Carnavália, Salve Jorge, Cavalgada das Valquírias e A Little Respect.

Praça de Alimentação

Barracas de alimentação serão montadas no trecho do aterrinho da Praia de Iracema, entre as ruas Gonçalves Ledo e Ildefonso Albano. Cerca de 750 ambulantes itinerantes estão cadastrados para circular com isopores de bebidas. 150 fiscais farão à fiscalização dos ambulantes na festa. A Prefeitura proíbe os vendedores a comercializarem bebidas em garrafas de vidro.

Acesso de pessoas com deficiência

No Aterro da Praia de Iracema, a Prefeitura informou que haverá um espaço especial para as pessoas com deficiência física e visual. Nestas áreas, também terá a instalação de banheiros acessíveis. A pessoa com deficiência pode levar um acompanhante e a entrada será por ordem de chegada até preenchimento de todo o espaço, segundo a Prefeitura.

Segurança

A operação de segurança começará às 7h do 30 de dezembro. No Aterro, serão 370 guardas exclusivos. Nos locais da queima de fogos, guardas farão o isolamento da área a partir das 7h do dia 31 de dezembro. 280 seguranças privados farão o reforço da segurança na Praia de Iracema.

Um efetivo de 780 homens da Polícia Militar estarão na Praia de Iracema. O Corpo de Bombeiros terá 21 homens trabalhando no Aterro e quatro bombeiros em cada um dos polos.

Transporte Coletivo

A orientação dos órgãos públicos é que as pessoas cheguem cedo ao Aterro da Praia de Iracema, de preferência utilizando o transporte coletivo. Nos dias 31 de dezembro e 1° de janeiro, as passagens de ônibus e vans custarão R$ 1,40 (inteira) e R$ 0,70 (meia). Além dos 1.205 ônibus que operam aos sábados, 109 coletivos extras reforçarão os trajetos de ida e volta da festa a partir das 19 horas da noite e 17 linhas regulares terão os seus horários prolongados até 4h da manhã.

Táxi

Fortaleza conta com 4.392 táxis cadastrados. De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza, o ponto de táxi fixo na área do Aterro da Praia de Iracema será na Avenida Monsenhor Tabosa entre as ruas Monsenhor Bruno e Francisco Dias Ribeiro. Táxis também ficarão rodando nas ruas liberadas.

Saúde

O SAMU Fortaleza disponibilizará 18 unidades de suporte básico e quatro UTIs móveis, com mais de 90 profissionais de plantão. Uma unidade de UTI Móvel ficará estrategicamente colocada na Praia de Iracema e as demais equipes serão posicionadas de acordo com os locais de maior aglomeração de pessoas e vias de acesso. No Instituto Doutor José Frota (IJF), será disponibilizada uma equipe com 35 médicos de plantão por turno.


Com informações do portal G1 Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário