quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Exposição Viva Fortaleza 1950- 2010


O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura divulga a exposição “ Viva Fortaleza 1950- 2010”, no Memorial da Cultura Cearense, a partir do dia 06 de dezembro. A exposição divulga fotos de arquivos pessoais de fortalezenses que guardavam momentos intimistas vivido por pessoas comuns em diversos locais da cidade. Todo esse material da exposição também faz parte de um livro que leva o nome da exposição. Os visitantes têm acesso livre.

Construídos pela Terra Luz Editorial, através projeto Memórias da Cidade, a exposição e o livro “Viva Fortaleza 1950 – 2010” revisitam espaços públicos e promovem reflexões sobre as mudanças decorrentes da dinâmica do crescimento urbano, a reorganização do espaço público e as práticas econômicas que se deslocaram para outros nichos.

A obra tem fotografias atuais e textos de autores que conhecem bem o cotidiano de Fortaleza. Palavras e imagens dialogam entre si num encontro de linguagens, revelando as referências pessoais e as interpretações de seus autores sobre a cidade. Os textos são assinados por escritores, jornalistas e outros pensadores e remetem a aspectos históricos, culturais, sociais, arquitetônicos e afetivos.

Em um resgate da cidade entre as décadas de 1950 e 90, a editora Terra Luz Editorial recebeu fotografias e cartões-postais de fortalezenses, que abriram os acervos pessoais a fim de contribuir com a documentação iconográfica de Fortaleza. Esse registro é enriquecido com imagens de objetos que marcaram época, entre os quais, álbuns de família, eletrodomésticos, peças decorativas e artigos de vestuário.

Acessibilidade

No Memorial da Cultura Cearense, a exposição terá conteúdos adaptados para deficientes visuais e auditivos, além da acessibilidade física do espaço. O Projeto Acesso disponibiliza recursos materiais e multimídia para tornar esse conhecimento aberto a todos os públicos. O núcleo de ação educativa do MCC realiza atividades pedagógicas e visitas guiadas especiais para diversos grupos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário