quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Alimentação correta na terceira idade


Seguir uma alimentação balanceada na terceira idade é sinônimo de boa saúde. Nessa fase da vida os nutrientes que o corpo necessita devem ser rigorosamente equilibrados com alimentos corretos. Os idosos precisam fazer uma mudança nos hábitos alimentares, controlando sempre o consumo de certos alimentos e complementando com outros que possam atender às necessidades do corpo, fornecendo proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais.

A má nutrição dos idosos pode ser resultado de múltiplos fatores como: dificuldade de engolir alimentos sólidos, perda ou diminuição da visão, olfato e paladar, falta de dentes ou próteses velhas e mal ajustadas, problemas como a depressão, solidão, falta de vontade de cozinhar, perda de apetite devido ao uso de muitas medicações e até mesmo condições econômicas reduzidas.

Além disso, a maioria dos idosos são mais obesos, pois não possuem mais aquela energia de antes para praticar atividades físicas ou até mesmo fazer uma simples caminhada, por isso a necessidade energética do organismo acaba reduzindo e o corpo ganhando mais gordura.

Esses fatores acabam interferindo de certa forma no dia a dia das pessoas de mais idade e podem causar problemas de saúde mais sérios em alguns casos.

Portanto, para manter a saúde em dia nessa fase da vida, é essencial fazer uma alimentação correta e completa, sempre equilibrando o consumo e ingerindo diariamente os alimentos recomendados.

As refeições devem ser mais saudáveis, com alimentos de pouco volume e calorias concentradas. De acordo com o portal Dicas de Mulher, a alimentação na terceira idade deve ser composta de alimentos ricos em vitaminas, proteínas e minerais. Para evitar o aumento de gordura corporal que pode ocasionar problemas de saúde, é preciso seguir uma dieta controlada e evitar o consumo exagerado de alimentos gordurosos e muito calóricos.

Devido à dificuldade de mastigação e digestão dos alimentos nesta idade, é recomendado que os pratos sejam preparados em versões fáceis para mastigar, engolir e digerir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário