quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Alimentos que controlam a ansiedade


Ansiedade engorda, e por esse motivo, é preciso saber escolher os alimentos certos que podem ajudar a combater os sintomas da ansiedade.

Segundo especialistas, toda vez que você se estressa, seu cérebro recebe um aviso de que algo está errado. "O organismo, então, reage aumentando os níveis de cortisol, hormônio que multiplica as células de gordura e descontrola o apetite", explica o endocrinologista Luciano Giacaglia, em entrevista ao portal M de Mulher. Logo, para saciar a fome, as pessoas investem em alimentos ricos em carboidratos (massas e pães) e açúcares (doces). Afinal, eles estimulam a produção dos hormônios do prazer - dopamina e serotonina.

Mas, se é impossível driblar o estresse, como controlar a ansiedade sem inflar? A saída está em uma dieta rica em aminoácido triptofano, magnésio e vitamina B6. "Essas substâncias também aumentam a produção de serotonina, podendo ajudar no controle emocional. Porém, são alimentos que não engordam", ensina a nutróloga Tamara Mazaracki.

Ansiedade é uma doença?

Em princípio, não se trata de uma patologia. "Contudo, pode se tornar um caso, que pode atrapalhar o cotidiano da pessoa", afirma Vladmir Bernick, psiquiatra do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Os sintomas do problema podem surgir de duas formas: psíquica (angústia ou aperto no peito) Funcional orgânica (falta de ar, rosto quente).

Emoções que fazem você comer mais

1. À espera de alguma resposta importante ou quando se privam de fazer algo de que gostam, as pessoas tendem a sentir um vazio emocional. "Em geral, confundem esse sentimento com fome", explica Bernick.

2. O indivíduo costuma, erroneamente, pensar: 'Como trabalho muito e sofro demais, mereço comer'. "Ou seja, o alimento é a recompensa mais fácil. Assim, todos acabam recorrendo a ele", diz o psiquiatra.

O que os ansiosos devem comer e beber

- Leite e derivados (queijo, iogurte)
- Peixe e frango
- Cereais integrais (aveia, arroz)
- Folhas verdes (alface, espinafre)
- Tomate
- Água de coco
- Frutas como banana e abacate
- Linhaça e semente de gergelim

O que os ansiosos devem evitar

- Chá verde
- Café
- Refrigerantes escuros
- Açúcar refinado
- Guaraná em pó
- Gorduras e frituras
- Derivados da farinha e trigo branca


Sucos e chás que combatem o estresse

Sucos

1.No liquidificador, bata 250 ml de água de coco, 1/2 banana, 10 folhas de hortelã e 1 colher (sopa) de linhaça. Beba duas vezes ao dia - de manhã e à tarde.

2.No liquidificador, bata 1 copo de suco de caju, 6 morangos, 1 folha de couve, 1 folha de alface e 1 colher (sopa) de aveia. Ingira, no máximo, duas vezes ao dia - de manhã e à tarde.

3.No liquidificador, bata 1 colher (sopa) de hibisco solúvel, 1 pedaço de batata yacon, 1 xícara (chá) de chá pronto de melissa e 1 copo de água de coco. Tome três copos do suco distribuídos ao longo do dia.

Chás

1. 1 colher (chá) bem cheia de uma destas ervas: camomila, erva-doce, cidreira, hortelã, folhas de maracujá ou alecrim + Água fervente + Mel + Canela em pó. Cubra a erva com a água num recipiente e deixe-o tampado de três a cinco minutos. Coe e adoce com o mel. Acrescente a canela em pó. Beba de três a quatro xícaras (chá) por dia, uma delas sempre antes de se deitar.

2. 1 punhado de melissa, mulungu, java, oliveira e bugre + 1 litro de água. Coloque as ervas na água e deixe ferver por 20 minutos. Coe e tome uma xícara (chá) cinco vezes ao dia.

Foto: Dreamstime

Nenhum comentário:

Postar um comentário