quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Coleção de Rendas Luiza Ramos em exposição na Casa de José de Alencar


Quem visitar o museu da Casa de José de Alencar, espaço cultural da Universidade Federal do Ceará, vai poder ver ou rever a Coleção de Rendas Luiza Ramos, que ganhou novo espaço junto ao salão da exposição etnográfica de Arthur Ramos, de peças da cultura afro-brasileira.

A coleção de rendas é importante fonte de pesquisa, tendo fornecido bases para análise socioeconômica e cultural das rendeiras, bem como para a confecção e publicação de catálogos na área.

O espaço do museu foi otimizado, informa Fred Pontes, do setor de Projetos Culturais da CJA. “O antigo local que abrigava a exposição de rendas será reformado para ser uma sala de mostras temporárias, respondendo a uma antiga demanda dos artistas e produtores culturais cearenses”.

Visitas

De acordo com informações passadas pelo portal Jangadeiro Online, a CJA fica aberta para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 8h às 15h. A casa está localizada na Av. Washington Soares, 6055 – Messejana, em Fortaleza (CE).

Além dos acervos já citados, a CJA oferece ao público a oportunidade de conhecer a casinha histórica do antigo Sítio Alagadiço Novo, de propriedade da família do escritor cearense José de Alencar; a Pinacoteca Floriano Teixeira, composta por 32 quadros – telas a óleo e desenhos – do pintor maranhense, inspiradas em obras de Alencar; a Biblioteca Braga Montenegro, com dois mil exemplares doados por esse escritor cearense; a Sala Iracema, que abriga a coleção do artista plástico cearense Descartes Gadelha, cujo tema é a obra “Iracema”, de José de Alencar; e as ruínas do primeiro engenho a vapor do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário