quarta-feira, 30 de novembro de 2011

9 dicas para arrumar a sua mala de viagem


Todo mundo adora preparar e organizar itens que devem ser levados durante uma viagem, não importa se longa ou breve, mas em todos os casos, o grande desafio é aprender como encaixar tudo de essencial numa mala e ainda deixar espaço para lembrancinhas na volta.

Com organização, você pode guardar todos os presentes e lembrancinhas para quem não pôde curtir a viagem com você. Mas vale lembrar dos limites de peso por mala. Para voos domésticos, a mala de mão deve pesar no máximo 5kg, enquanto a bagagem despachada deve pesar até 23kg. Já para voos internacionais, o limite de bagagem passa para 32kg na maioria dos destinos.

Pensando nisso, o jornal O Povo divulgou um passo-a-passo de como arrumar a sua mala. A personal home organizer, Fernanda Rodrigues, ensina truques para deixar tudo organizado dentro da mala.

1. Expor roupas

O primeiro passo é pegar todas as roupas e itens que você planeja levar na viagem e repousar na sua cama. Não vale amontoar, ou você corre o risco de só ter roupa amassada. Nesse momento você pode escolher as melhores combinações entre peças, de forma a aproveitar ao máximo seu guarda-roupa.

2. Calçados e roupas pesadas

Mala aberta, é hora de colocar as roupas. Comece pelos itens mais pesados, que poderiam amassar as roupas, como os calçados.

4. Preencher espaços

Depois dos calçados, a mala fica com alguns vãos, que você pode preencher com algumas peças. Aqui vale a nécessaire de roupas íntimas, os biquínis e roupas de banho. Não se preocupe com os bojos de sutiãs – as calças jeans vão protegê-los, mantendo o formato original.

3. Rolinhos de blusas

Em seguida, é hora de colocar suas blusas. Faça pequenos rolinhos com cada uma delas e vá encaixando nos pequenos vãos, preenchendo e aproveitando todos os espaços. O mesmo vale para toalhas.

5. Calças

Para encaixar as calças e não amassá-las, ponha-as dentro da mala com apenas a parte entre o cós e o quadril para dentro, deixando as pernas para fora – encaixando nas dobrinhas que fazemos nas calça com nosso corpo.

6. Roupas delicadas

Sobre as calças, ponha as peças mais delicadas, como camisas, casacos e vestidos que não possam amassar. Dobre-as para dentro, em seguida, dobre as pernas das calças para dentro da mala, sobre as peças delicadas – como se as calças as estivessem “abraçando”, para proteção.

7. Bijuterias

Em viagens, não se aconselha que se levem jóias, sendo bijuterias a melhor opção. Em caso de necessidade, prefira levar as peças de mais valor na bagagem de mão. Já as bijuterias podem ir na mala, dentro de uma nécessaire e protegidas nos lados da mala.

8. Fechamento

Se você seguiu todos os passos, uma mala média ou grande ainda terá muito espaço para outras roupas. Você pode, inclusive, guardar, se for o caso, peças do seu cônjuge na sua bagagem. Fernanda Rodrigues garante, que numa mala grande cabem as roupas de um casal e ainda sobre espaço para os presentes na volta.

9.Acerte na hora de comprar a mala

Primeiro saiba bem para o que vai utilizar sua mala. Em caso de viagens curtas ou de carro, uma mala rígida é desaconselhável, já que ocupam sempre o mesmo volume e não têm bolso externo. Antes de comprar, experimente as rodinhas; alguns se adaptam melhor à quatro giratórias, outros preferem duas rodas. Teste também todos os zíperes. Caso você leve sempre documentos e pequenos itens, dê prioridade aos modelos com bolsos externos. Procure sempre as malas que tenham o interior mais preparados; tenha atenção para a presença de forro, bolsa interna, divisórias e cintos elásticos. Lembre-se também de olhar o tamanho; malas maiores, apesar de caber um maior volume, são mais pesadas e difíceis de transportar; opte por uma que nutra suas necessidades sem exageros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário