terça-feira, 31 de maio de 2011

Tesouros e Simbolismos da Colômbia Pré-Hispânica

Cenário de importantes experiências e do surgimento de vários estilos ourives, desde 500 a.C. até a conquista europeia, o atual território colombiano foi marcado pelas evoluções no trabalho do metal. Esse desenvolvimento ocorreu de forma paralela aos processos de complexidade social, o que culminou na formação das sociedades tribais, onde a metalurgia foi utilizada principalmente como fonte de expressão do poder político e social, e para simbolizar ideias religiosas, aspectos que nessas sociedades estavam intimamente relacionados. Uma parte dessa história milenar pode ser conferida a partir do dia 7 de junho no Espaço Cultural Unifor através da exposição “Tesouros e Simbolismos da Colômbia Pré-Hispânica”, em exibição pela primeira vez no país.

Através de um intercâmbio de ideias e propostas com a arqueóloga e curadora da exposição, Maria Alicia Uribe, do Museu do Ouro, e outros colaboradores, buscou-se por quase um ano criar uma narrativa clara e coerente com elementos sugestivos que permitissem ao público internacional conhecer e entender a sabedoria, a criatividade e a complexidade das filosofias ameríndias, presentes no continente desde tempos antigos. Assim, se consolidou uma rede de objetos, imagens e textos onde se apresentam concepções radicalmente distintas das nossas sobre uma nova perspectiva que transforma a visão do mundo numa natureza humanizada, em que os animais, as plantas e as pessoas fazem parte de uma mesma sociedade, um xamã-ave, que voa pelos mundos com rituais e cantos que têm poderes para regenerar a vida. Visitação: 8 de junho a 18 de setembro Aberta ao público de segunda a domingo, das 9h30 às 18h30, no Espaço Cultural Unifor.

Entrada gratuita | Estacionamento no local. Agendamento de visitas guiadas para grupos de visitantes: 85 3477 3319

Com informações do Jornal O Estado.

Um comentário:

  1. Olá, gostaria de saber se o Hotel Seara Praia tem algum pacote romantico ou especial de fim de semana. Estou interessada em um pacote pro fim de semana dos dias 6 e 7 de agosto, pra casal.
    Obrigada.

    ResponderExcluir