sexta-feira, 27 de maio de 2011

Esclareça três grandes mitos sobre exercícios

Em coluna publicada na revista Época, o professor de Educação Física Marcio Atalla, agora mais famoso por orientar Zeca Camargo e Renata Ceribelli no quadro Medida Certa, do Fantástico, esclareceu três grandes mitos muito repetidos por pessoas que estão em busca da boa forma.

De maneira clara, ele explica dúvidas que parecem eternas no reduto das academias. Confira:

1) Para perder gordura localizada na barriga e ter um abdome “tanquinho”, a melhor opção são exercícios localizados, como o abdominal. ”Não há como perder gordura de apenas uma parte do corpo, muito menos com atividades de força localizada. Você acha que uma pessoa com um peso nas mãos, fazendo exercícios para o bíceps (conhecido como “muque”), vai “emagrecer” o braço? Pois para o abdome o raciocínio é o mesmo. Esse tipo de trabalho fortalece a musculatura, mas é ineficiente na perda de gordura. Os exercícios mais indicados para emagrecer, tanto a barriga quanto a perna ou o braço, são os aeróbicos, aqueles com intensidade moderada que duram mais de 20 minutos. O ideal é combinar os dois: aeróbico, para perder gordura, e exercício de força, para dar tônus muscular e proteger as articulações.”

O que explica Atalla:

2) Fazer exercício físico pela manhã em jejum é a melhor maneira para emagrecer, pois usamos a gordura como combustível. O que explica Atalla: ”Esse é um dos maiores e mais perigosos mitos. Se você não der ao corpo o glicogênio (energia) de que ele precisa para trabalhar, duas coisas podem acontecer. Ou você vai desmaiar por falta de “combustível” ou vai tirar essa energia de outro lugar. Esse outro lugar se chama músculo e será sua fonte de energia durante o exercício. Já a gordura vai ficar lá, escondidinha, guardadinha, enquanto sua massa muscular vai indo embora. Comer alguma fonte de carboidrato antes de treinar é indispensável e inteligente.”

3) Para emagrecer é preciso fazer atividades aeróbicas, pois a musculação não emagrece e dificulta a perda de peso. O que explica Atalla: ”Certamente, os exercícios aeróbicos são os mais eficientes para emagrecer. Porém, quando associados à musculação, o resultado é ainda melhor. Com o ganho de massa muscular, nosso metabolismo basal (o que nos mantém vivos) fica acelerado, e com isso gastamos mais calorias. Além disso, a musculatura forte protege as articulações de possíveis lesões e nos encaminha bem para chegar à terceira idade com mais autonomia”.

Com informações do blog Vida Saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário