sexta-feira, 6 de maio de 2011

Confira quais são os poderosos alimentos podem lhe ajudar a imunizar-se contra a gripe

Quase 30 milhões de pessoas devem ir aos postos de saúde para receber a vacina contra a gripe. A Campanha Nacional de Vacinação, que até 2010 tinha como foco os idosos e os indígenas, neste ano também inclui crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes e profissionais de saúde. A campanha acontece até o dia 13 de maio.

Segundo a nutricionista Bruna Murta, da Rede Mundo Verde, a alimentação também é é poderosa aliada para evitar e amenizar os sintomas da gripe. Uma dieta equilibrada, com a ingestão de frutas, legumes, verduras e grãos integrais, que são alimentos ricos em vitaminas e minerais, reforça o sistema imunológico e deixa as pessoas resistentes aos vírus e bactérias.

Uma pessoa que se alimenta de forma adequada está mais bem preparada para enfrentar gripes, infecções e outras doenças do que uma pessoa mal nutrida.

— Mas não adianta esperar ficar doente para fazer mudanças na alimentação, é preciso que reveja a alimentação e o estilo de vida antes que o vírus da gripe ataque o organismo — alerta Bruna.

Além da alimentação, outros cuidados são importantes para a prevenção contra gripes e resfriados. Segundo a especialista, se já estiver resfriado ou gripado, descansar e aumentar a ingestão de líquidos é importante para ter alívio dos sintomas. O descanso ajuda o organismo a reagir contra os vírus.

A prática de atividade física também é importante para a manutenção da saúde. Exercícios regulares estimulam o funcionamento do sistema imunológico deixando as pessoas mais resistentes a gripes e infecções.

— Alguns estudos mostram que caminhadas diárias de 20 a 30 minutos podem reduzir o número de vezes que ficamos gripados — constata a nutricionista.

Conheça os alimentos importantes para a sua imunidade

:: Probióticos: possuem microorganismos vivos que recuperam a microbiota intestinal e fortalecem o sistema imunológico. Encontrado em pó ou cápsulas.

:: Alho: fonte de alicina estimula a resposta imunológica, prevenindo as gripes comuns no inverno. Use amassado no feijão, sopas, em temperos de saladas ou se preferir, cápsulas de óleo de alho.

:: Cogumelo Shitake: esse cogumelo possui lentinana, uma substância que aumenta a produção das células de defesa do organismo.

:: Acerola: fruta riquíssima em vitamina C (30 a 50 vezes mais que a laranja). Essa vitamina age na reconstituição dos leucócitos em períodos de queda de resistência.

:: Gengibre: Excelente alimento que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

:: Chá verde e branco: ricos em catequina, poderoso antioxidante que atua no combate aos radicais livres. Possui ação imunoestimulante, fortalecendo o sistema imunológico. Pode ser consumido na forma de chá ou cápsulas.

:: Couve, Cenoura, Tomate: o betacaroteno, um antioxidante presente nesses alimentos, combate as infecções e estimula as células imunológicas.

:: Gengibre: é imunoestimulante, expectorante, reduz a inflamação e a dor. Adicione a raiz a chás e a sucos.

:: Óleo de coco: rico em ácido láurico e caprílico, o óleo de coco possui atividade antiviral e antibacteriana. Diversos estudos mostram seu efeito imunomodulador. Use em sucos, shakes ou vitaminas.

:: Suco verde: fonte de zinco, ferro e vitamina C, nutrientes antioxidantes que reforçam o sistema imunológico.

:: Mel: ação bactericida e anti-séptica. Estudos mostram que é um bom coadjuvante no tratamento de problemas pulmonares e da garganta. Contém substâncias, que agem como antibióticos naturais. Eficaz contra os sintomas de gripes e resfriados.

:: Própolis: fonte de flavonoides que auxiliam no combate às doenças que atacam o homem. Atua como “Antibiótico Natural”. Eficaz em casos de inflamação e infecção na garganta, além de ajudar no combate a tosses.

:: Geléia Real: estimula o sistema imunológico e combate as infecções de vírus e bactérias.

:: Pólen: rico em proteínas, vitaminas e minerais que ajudam na formação de anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico. É um alimento versátil, que pode ser consumido puro ou adicionado em diversos alimentos, como sucos, iogurtes, vitaminas e frutas.

Com informações de Bem-Estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário