quinta-feira, 8 de março de 2012

A magnífica dieta para quem não dispensa carboidratos


Você faz parte da turma que não consegue imaginar a vida sem o consumo de carboidratos? Suas opções no almoço são massas ou pratos cheios de arroz, farofa e batatas? Os lanches sempre são acompanhados com pão ou algumas bolachas salgadas? O jantar é um belo sanduíche, e quando bate a fome na hora da ceia, não dá outra - atacam as torradas. Então, você faz parte deste grupo, sim!

Confira algumas recomendações para você melhorar a sua alimentação, sem excluir de vez, os carboidratos do seu cardápio.

Mudança de hábito

O processo que faz com que você seja viciada em carboidratos é similar ao que acontece com as docemaníacas. Ao comer um chocolate ou um pedaço de pão, no fim do processo de digestão, seu organismo recebe moléculas de glicose que induzem à produção de serotonina, o neurotransmissor que está ligado ao alto-astral e ao equilíbrio entre a fome e a saciedade.

Por isso, nada de cortá-los de uma vez. Incluir um pouco desse nutriente em cada refeição evita que as taxas de serotonina despenquem e, para compensar, você exagere nos doces ou nos carboidratos pouco tempo depois - além de ficar de mau humor. Ter horários regrados para se alimentar também evita que a pessoa fique com muita fome e tenha quedas acentuadas desse neurotransmissor.

Escolhas espertas

Alterne as fontes de carboidratos para obter vários nutrientes e aumente a quantidade de fibras, que ajudam a controlar o apetite. Boas opções são as frutas, vegetais e os cereais. As frutas, aliás, são ricas em carboidratos, ou seja, ajudam a melhorar as taxas de serotonina sem pesar tanto na balança.

Se você não resistir

Prefira os pães ou as bolachas integrais, sugere o nutricionista Airton Golbert. O índice glicêmico deles é menor do que o do pãozinho francês, por exemplo. O que isso significa? Que a glicose proveniente dos alimentos integrais é liberada aos poucos no sangue, garantindo a saciedade por mais tempo. Em outras palavras: ajuda a controlar o apetite. No caso dos carboidratos simples, essa substância cai na circulação rapidamente, o que faz com que a absorção seja rapidamente e você tenha vontade de comer uma porção de pão de queijo poucas horas depois.

Com informações do portal M de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário