quarta-feira, 28 de março de 2012

Arthur Barbosa estreia na regência da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho


A Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho (Orcec) apresenta ao público, hoje (28/03), a estreia do seu mais novo regente fixo, o maestro Arthur Barbosa, na Faculdade Sete de Setembro, às 19h, e amanhã, no Concerto Solidário, no palco principal do Theatro José de Alencar. As duas apresentações serão com entrada gratuita.

Para começar com o pé direito essa trajetória, Barbosa cercou-se de grandes nomes da música erudita, entre eles o violinista Emmanuele Baldini, convidado pela Orcec para atuar como solista nos dois concertos. Aluno de conceituados conservatórios e vencedor de diversos prêmios musicais internacionais, o instrumentista é spalla da Orquestra Sinfônica de São Paulo (Osesp) desde 2005.

Barbosa ressalta o desafio de reger uma orquestra que esteve 13 anos sob o comando de um único maestro e que depois seguiu pelo caminho oposto, passando por um período sob a regência de diferentes músicos. "Nesses casos, a orquestra adquire vícios, mas quando o músico é bom - e os daqui são - se adapta facilmente. Não tem segredo, basta trabalhar com foco", argumenta. Seu objetivo já está bem definido, inclusive: "Essa orquestra tem tudo para se tornar conhecida nacionalmente, e esse é o meu propósito".

O programa dos concertos apresenta como obra principal "As Quatro Estações", uma das mais conhecidas da música de concerto em seu período barroco. A peça do italiano Antonio Vivaldi é composta por quatro concertos para violino e orquestra, cada um dedicado a uma estação (Primavera, Verão, Outono e Inverno).

Para a abertura, outra peça de Vivaldi, sinfonia em B menor "Al Santo Sepolcro". O recital será acompanhado ainda por um prelúdio ao som do cravo de Fernando Cordella, cravista, docente e pesquisador em música dos séculos XVII e XVIII.

Um dos aspectos que chama atenção em "As Quatro Estações" é o acompanhamento em cada concerto de um soneto dedicado à respectiva estação. Não se sabe ao certo a autoria dos textos, mas acredita-se que o próprio Vivaldi os tenha escrito. O poeta cearense Pedro Sampaio foi convidado para adaptá-los e recitá-los no palco, contribuindo para a convergência de linguagens artísticas nos concertos. "Quis fazer essa mistura com a realidade nordestina", explica o novo regente.

Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho

A Orcec é formada por 27 músicos de cordas (violinos, violas, violoncelos e contrabaixos), e seu repertório abrange obras dos períodos barroco, clássico e romântico, assim como peças de compositores modernos e contemporâneos. Embora tenha o desejo de apresentar suas próprias obras, o maestro Arthur Barbosa afirma que, nesse momento, a prioridade é ampliar o repertório de grandes obras da música erudita, como o clássico de Vivaldi escolhido para sua estreia.

Violinista, arranjador e compositor

Arthur Barbosa nasceu em Fortaleza, mas é radicado no Rio Grande do Sul desde 1995. Antes disso, morou no Chile e na Argentina, o que contribuiu para sua pesquisa acadêmica sobre as variadas manifestações musicais da América Latina. Além de maestro, é violinista, arranjador e compositor, com mais de 25 anos de experiência.

Hoje, ocupa o cargo de Compositor em Residência em dois festivais no Brasil: o Festival Música nas Montanhas e o Festival Internacional Música no Pampa. Desde 2004, vem desenvolvendo extenso trabalho como regente, tendo oportunidade de reger suas próprias obras e o repertório tradicional em orquestras brasileiras e no exterior.

Mais informações:

Estreia do maestro Arthur Barbosa como regente da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho. Concerto Universitário, hoje, às 19h, no auditório da Faculdade 7 de Setembro. Concerto Solidário, amanhã, às 19h, no Theatro José de Alencar. Ambos têm entrada franca. Contato: (85) 3252 3378.

Com informações do jornal Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário