quinta-feira, 22 de março de 2012

Inclua no seu cardápio nutrientes que protegem o cérebro


Uma equipe de cientistas da Universidade de Saúde e Ciência de Oregon, nos Estados Unidos, informam o resultado da pesquisa realizada para verificar a importância dos alimentos certos para a preservação das funções cognitivas. A pesquisa foi realizada com 107 pessoas relativamente saudáveis com uma média de 87 anos de idade.

Os estudiosos mediram no sangue dos voluntários os níveis de uma série de nutrientes e ainda os submeteram a testes de raciocínio, bem como a exames de imagem do cérebro. Os melhores resultados foram visualizados nos participantes com maiores índices de ômega-3 e vitaminas B, C, D e E - e isso sugere que eles estão menos suscetíveis a doenças degenerativas.

"A associação defende a pratica de uma dieta balanceada, com peixes e vegetais, mas ainda não autoriza a suplementação de nutrientes com essa finalidade", diz o neurologista Ricardo Afonso Teixeira, do Instituto do Cérebro de Brasília.

Cardápio com os alimentos certos

Monte um cardápio que ajuda a proteger o cérebro com vitamina E (encontrada em nozes e castanhas); vitamina C (frutas cítricas); vitaminas B (carnes e cereais); vitamina D (peixes e laticínios); e ômega-3 (pescados como salmão e sardinha).

Foto: Dercílio/Saúde.
Com informações do portal M de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário