quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Mais de 50 corais e grupos instrumentais de vários municípios participam, de hoje até o próximo domingo, da XI Semana da Música do Sesc

Difundir a arte dos corais e proporcionar um intercâmbio entre os grupos existentes no Ceará. Com este objetivo, começa hoje e segue até domingo, no Teatro Sesc/Senac Iracema, a XI Semana da Música no Serviço Social do Comércio (Sesc/CE) - Encontro de Corais. Na programação, 38 corais adultos e infanto-juvenis e 13 grupos instrumentais, da Capital e do Interior. Serão mais de 1,5 mil coristas e músicos, em cinco dias de atividades.

De acordo com o maestro Valdinez Cláudio Oliveira da Silva, um dos organizadores do evento, em todo o Estado, a estimativa é de estejam em atividade, atualmente, cerca de 200 corais. "O que é muito pouco", avalia ele. "É preciso divulgar mais este trabalho e ampliar o público. Daí a importância de encontros como este".

A ideia da Semana da Música, conta Valdinez, começou quando o Sesc, em parceria com o Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos (Imparh), reuniu 10 corais no I Encontro de Corais do Corredor Cultural Benfica, em 1998, e 15, no ano seguinte. "Os grupos têm se renovado e o público também. Durante um tempo, os corais só se apresentavam em datas como o Natal. Hoje, trabalham o ano todo. Ao mesmo tempo, não se limitam mais apenas a cantar peças clássicas; o repertório já inclui canções da MPB, rock e até hip hop. Há elementos de dança, instrumentos musicais e vestimentas mais modernas", afirma.

Programação de hoje

15h - Corais e grupos infanto-juvenis

Orquestra Jovem de Fortaleza da Fundação Maestro Ricardo William Lopes; Coral da Fundação Imaculada Conceição; Projeto Flauteando - Fund. Bradesco; Coral Infantil do Colégio Santo Tomás de Aquino; Palavras Encantadas (Escola Raimundo J. de Sousa); Orquestra de Flautas Flor dos Cactos Caucaia; Camerata da ABTN (Caucaia)

19h - Corais e grupos adultos

Instrumental da Fundação Raimundo Fagner; Coral Vozes do SintUFCe; Coral do Sindicato dos Bancários; Coral Luzes da Ribalta; Coral da Seplag; Coral da Afabec; Coral Comunidade Recado; Grupo Vocal Missão Sopro da Vida; Coral do BNB Clube

MAIS INFORMAÇÕES

Semana da Música - De hoje até o dia 5, no Teatro Sesc/Senac Iracema (Rua Boris, 90, Praia de Iracema).
Contato: (85) 3452.1242

Nenhum comentário:

Postar um comentário