quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Esta semana, os cearenses têm a última chance para conferir shows, apresentações de corais e autos de Natal

A história é a mesma. Mas, a cada ano os autos de Natal se renovam e sempre conseguem arrancar suspiros e muita emoção de uma plateia formada por crianças e adultos. É o que acontece nas apresentações de "O menino de Belém", que faz sua última apresentação nesta quinta, às 19h, no Passeio Público. "É muito interessante perceber que, mesmo já conhecendo a história, as pessoas ficam atentas a cada detalhe e se emocionam", comenta a diretora Ana Cristina Viana, que conta com 10 atores, bailarinos, cantores mambembes e figurantes.

Nesta apresentação, o público que for ao Passeio Público vai acompanhar o espetáculo bem de perto. Diferente das apresentações anteriores, não haverá palco e os atores estarão cara a cara com os espectadores. "Nós estamos muito ansiosos e com uma boa expectativa de que será tão bom quanto as apresentações anteriores na Cuca da Barra do Ceará e na praça José de Alencar", comenta a diretora.

Escrito e concebido por Ilclemar Nunes, o espetáculo - que está em sua 9ª temporada - apresenta uma trupe medieval que decide contar uma história de Natal. Com figurinos diferenciados e músicas animadas, o grupo conquista a plateia logo na primeira cena.

"Nesta temporada, a trupe sai para representar nas ruas e lá decide fazer um auto de Natal. O figurino é mais atraente e prima pela plasticidade. E as músicas também são outras: algumas foram atualizadas e outras compostas exclusivamente para as apresentações de 2010", diz Ana Cristina Viana. Ela lembra que o auto de Natal, conta a história do nascimento de Jesus segundo o Evangelho de Lucas.

"Já apresentamos para crianças e foi legal ver que eles ficaram fascinados com as cores e a música. Tanto que prestaram atenção", recorda a diretora, destacando que o auto tem uma curta duração - 35 minutos - para que todas as pessoas possam assistir e aproveitar do começo ao fim.

No shopping
Quem prefere conferir um auto em ambiente fechado, a dica é ir hoje ao Via Sul Shopping. No teatro será apresentado o espetáculo "Filho de Deus Menino Meu" em duas sessões: às 19h e às 21h. Também com uma proposta semelhante, a peça mostra a história de uma trupe que encena mundo afora o nascimento do Menino Deus. Destaque para o regionalismo presente nas canções, todas compostas para o espetáculo. O xote, o baião, o forró dão o tom das cenas que contam a união de Maria e José; a fuga para o Egito; a apresentação de Jesus no templo; dentre outros momentos marcantes da vida de Cristo - que integram a origem da festa natalina.

Em mais de uma hora, 26 atores conseguem prender a atenção do público com uma mensagem de alegria contada com o bom humor da escritora cearense Emmir Nogueira. Em cartaz pela terceira vez, o espetáculo é uma adaptação de seu livro homônimo.

MAIS INFORMAÇÕES
"Filho de Deus Menino Meu"
Hoje, às 19h e às 21h, no Teatro Via Sul Shopping (Av. Washington Soares, 4335, 3º piso - Sapiranga).

Ingressos: R$ 12,00 - à venda na Livraria do Shalom da Paz (85-3261-4630), na bilheteria e no site do Teatro: (http://www.teatroviasul.com.br/).

"O menino de Belém"
Amanhã, às 19h, no Passeio Público

(Rua Dr. João Moreira, s/n, Centro - ao lado da Santa Casa). Grátis. (85) 8889-4183.

Outros eventos
Dia 22
Recital Natalino
Apresentação do Coral da Universidade Federal do Ceará. A partir das 19h, na Arena Dragão do Mar (Centro Dragão do Mar). Grátis. (3488.8600).

De 22 a 23
Praça José de Alencar
A Orquestra Jovem de Fortaleza se apresenta hoje, enquanto a Camerata do Sesi encanta o público com os sons natalinos, amanhã. Ambas as atrações integram a programação do Ceará Natal de Luz 2010 que, esse ano, também acontece na Praça José de Alencar (Centro), além da Praça do Ferreira. Grátis.

Natal das artes
Apresentação do pianista Felipe Adjafre e convidados (dia 22) e Paulinho Neto e convidados (dia 23). Das 18h30 às 22h30, na Praça Central (Térreo) do Via Sul Shopping (Av. Washington Soares, 4335). Grátis. (3404.4000).

Até dia 23
Coral de luz e cantora lírica
Como parte do Ceará Natal de Luz 2010, o tradicional coral com 120 crianças e a cantora lírica Samira Denoá se apresentam nas janelas do Hotel Excelsior, na Praça do Ferreira (Centro). Até amanhã, a partir das 18h. Grátis.

De 22 a 24
Corais
Música de Natal com Coral Sindifort (dia 22) e Choeur de Bouche (dia23). Ambos a partir das 19h. Dia 24, às 15h, acontece apresentação de Ives Felipe e, às 16h, é a vez de Coral Harmony In Purple. No 3º piso do North Shopping (Av. Bezerra de Menezes, 2450, São Gerardo). (3404.3000).

Até dia 24
Natal de Brilho
A 6ª edição do evento movimenta Maracanaú com artesanato, dança, teatro, corais e reisados. Todos os dias a programação tem início às 18h30, na praça da CDL (Centro). Grátis. Programação no site: http://www.maracanau.ce.gov.br/

Dia 24
Natal Iguatemi
Show de Natal com grupo Vozes de Outono e Coral Infantil Angelus, na escadaria da Praça do Telão - 5ª etapa do Shopping Iguatemi (Av. Washington Soares, 85). A partir das 12h. O objetivo é reunir e emocionar crianças e adultos com canções natalinas, em cenário decorado pela "Valsa dos Brinquedos". Grátis. (3477.3560).

Dia 26
Reisado de Congos, Cores e Alegria
O espetáculo mergulha no universo do folclore local e na diversidade do espírito natalino. Com o Grupo de Tradições Folclóricas Raízes Nordestinas. Às 19h, no Espaço Rogaciano Leite Filho (Centro Dragão do Mar). Grátis. (3488.8600).

Nenhum comentário:

Postar um comentário