terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Grupo Parque de Teatro festeja 10 anos

Para celebrar sua primeira década, o Grupo Parque de Teatro realiza festival com mostra retrospectiva de hoje (7) até domingo (12)


A temática de sexo, solidão e discriminação presentes em Uma flor de dama. A literatura de cordel de Conte lá qu’eu conto cá. A reflexão sobre a vida de travestis cearenses em Engenharia erótica. O humor negro revelado em O mistério da cascata. Todo esse universo irá marcar o aniversário de 10 anos do Grupo Parque de Teatro esta semana no Sesc Senac Iracema. Os quatro espetáculos serão apresentados numa mostra retrospectiva.



O coletivo nasceu em 2000 e se dedicava à realização de esquetes. Uma velha estória do velho oeste, Carolina, A moça que beijou um jumento, A moça que virou cabra foram as primeiras. Em 2002 veio a peça inicial. Intitulada “O destino a Deus pertence” ganhou o II Edital de Incentivo às Artes na Categoria Circulação e passou por dez cidades do Ceará. “Hoje o Grupo Parque de Teatro está renovado. Nesses dez anos fechamos um ciclo muito seguro do quanto realizamos e ainda temos a aprender e realizar”, pontua o ator e diretor Silvero Pereira.



O sociólogo André Haguette, criador da Fundação Parque do Tapuio, viu nascer o coletivo. Ele avalia positivamente o crescimento do grupo e a presença das artes cênicas no Interior do Ceará. “O teatro é um grande meio de comunicação e de desenvolvimento da sensibilidade e do lado intelectual”, enfatiza.



Já o ator Silvero Pereira lembra a necessidade de mais encontros e luta por direitos. “Os editais voltados para o Interior permitiram aos grupos uma maior facilidade para manter seus integrantes, para produzir e circular. Entretanto, falta mais encontro, mais discussão, mais luta”, afirma Silvero. Ele cita movimentos que romperam com esse ciclo: O Festival de Teatro de Acopiara, o Grupo Ninho de Teatro (Juazeiro) e o Camarim de Teatro (Maranguape).



Uma flor de dama é a peça escolhida para abrir o festival. Uma das mais renomadas do grupo e inspirada no conto Dama da noite de Caio Fernando Abreu, mas com doses extras de consciência política e ousadia. Silvero diz que o espetáculo “foi construído por meio de uma inquietação”. A montagem está prestes a completar 300 apresentações. Para incrementar a programação foi convidado o recente Grupo Teatro em Película para encenar O adorável e outros contos e Quando as galinhas gemem. A identificação entre as duas trupes acontece na forma de pensar arte como encontro e mecanismo de reflexão.



PROGRAMAÇÃO




Hoje (7) - Uma flor de dama



Amanhã (8) - Conte lá qu’eu conto cá



Quinta-feira (9) - Engenharia Erótica



Sexta-Feira (10) - O mistério da cascata



Sábado (11) - O adorável e outros contos (Grupo Teatro em Película)



Domingo (12) - Quando as galinhas gemem (Grupo Teatro em Película)



SERVIÇO




FESTIVAL PARQUE DE TEATRO – MOSTRA REPERTÓRIO

Onde: Teatro Sesc Iracema (Rua Boris, 90 - Praia de Iracema)

Quando: De hoje (7) até o domingo (12)


Entrada: franca todos os dias

Horário: 20 horas

Outras infor.: 3252 2215 / 3452 1242

Nenhum comentário:

Postar um comentário