terça-feira, 30 de novembro de 2010

Fortaleza capacitou 300 jovens em atividades culturais de turismo

O Projeto "Formação de Jovens em Atividades Culturais para o Desenvolvimento do Turismo", desenvolvido pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Turismo do Município, em parceria com o Instituto Municipal de Pesquisas, Administração e Recursos Humanos, se encerrou. Os recursos foram viabilizados pelo Ministério do Turismo, por meio do Programa Turismo Sustentável e Infância.

Durante cinco meses, 300 jovens de 16 a 29 anos se dividiram em doze equipes e participaram de práticas de formação profissional. Ao todo foram ofertados quatro cursos: Iluminação cênica e de ambientes, Fotografia participativa, Sonoplastia cênica e Organização e produção de grupos culturais.

Além disso, outras 16 ações de eventos culturais foram realizadas no Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte Che Guevara, local de realização do Projeto. As atividades envolviam dança, música, vídeo, teatro, palestras e seminários, abordando diversos temas, mas enfatizavam principalmente a temática da Campanha de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Com esses eventos, atraíram um público estimado em 3.200 pessoas.

Esse é o segundo projeto que visa agregar capacitação profissional com inclusão social. O primeiro, considerado uma ação inovadora, foi aplicado em 2007 e ofertou seis cursos a 360 jovens. Os cursos foram promovidos pelo SENAC — Serviço Nacional de Aprendizagem e Comércio. O sucesso desses projetos realizados pela parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Ministério do Turismo rendeu à capital cearense a Premiação das Melhores Práticas dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional – Estudo de Competitividade 2010. A premiação será entregue no próximo dia 7 de dezembro, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário