segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Saiba como amenizar a TPM do tipo A


Mais conhecida por sua sigla TPM, a tensão pré-menstrual é um conjunto de sintomas que afetam a mulher durante o período que antecede a menstruação. Entre os mais comuns estão a depressão; choros emotivos, insônia, fome, dor cabeça ou enxaqueca, enjôo, prisão de ventre, inchaço; alterações bruscas de humor, agressividade e ansiedade.

A TPM do tipo A, conhecida também como a TPM da ansiedade, deixa a mulher bastante tensa. E se você assume o perfil de ter, em muitas situações, reações explosivas, é bom ficar atenta. "A pessoa que sofre dessa TPM tem a sensação de que o mundo está contra ela", resume o ginecologista Eliezer Berenstein.

Por isso, uma fechada no trânsito ou o atraso do marido podem desencadear condutas agressivas. Todas essas reações têm um culpado, meninas. E ele recebe o nome de estrogênio. Caso seu organismo esteja com baixas doses de estrogênio você irá sentir sintomas nada agradáveis durante o período da menstruação.

Sobre o estrogênio

Esse hormônio propicia a calma, e maior liberação de adrenalina e cortisol, dupla que aciona o estresse. "Se a mudança na alimentação e exercícios não ajudarem, o uso de medicamentos ansiolíticos alivia a ansiedade", informa a ginecologista Celene Longo, professora da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul.

Parceiros que ajudam a diminuir os sintomas da TPM

Fibras: estão no pão integral, nas sementes e nas frutas. E ajudam o intestino a pegar no tranco, eliminando toxinas e substâncias nocivas que pioram a irritação.

Vitamina C: encontrada na laranja, na acerola e no limão, afasta o estresse emocional e a fadiga.

Vitamina B6: está associada à produção de serotonina, neurotransmissor por trás da sensação de bem-estar. Salmão, frango, soja, lentilha e atum são excelentes fontes.

Beta-sitosterol: presente no abacate atenua a ação do cortisol, o hormônio do nervosismo.

Procure evitar

"Passe longe dos alimentos estimulantes, como café, chá preto e mate, além de refrigerantes de cola. Eles costumam exacerbar a irritabilidade", adverte a nutricionista clínica Edina Sakamoto.

Na academia

Segundo Adriana Piacsek, diretora técnica da assessoria esportiva TPM (Treinamento para Mulheres), em São Paulo, a ioga é uma ótima pedida. "Como inclui alongamento e técnicas de respiração, o exercício reduz a tensão muscular e o mau humor", diz a especialista.

Com informações do portal M de Mulher.

Nenhum comentário:

Postar um comentário