terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Fortaleza é o 2º destino brasileiro mais procurado pelos idosos


No ranking dos destinos preferidos pela maioria dos grupos da terceira idade, Fortaleza ocupa a segunda colocação no País, ficando atrás apenas de Natal, no Rio Grande do Norte. Os dados foram divulgados pelo Ministério do Turismo (MTur), que relaciona as dez principais cidades brasileiras apontadas por este público na sua preferência de visita. Desse rol, cinco estão localizadas no Nordeste.

Além de Natal e Fortaleza, aparecem ainda Salvador e Porto Seguro, na Bahia, na sexta e sétima posição, respectivamente; e Maceió, em Alagoas, com a oitava colocação. Os dados são de 2010.

Investimento

A avaliação do secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia, revela que o resultado é fruto de uma trabalho direcionado prioritariamente ao público e realizado, por sua vez, durante o ano inteiro, sem focar exclusivamente a alta estação. “Desde de 2007, deixamos de focar apenas a alta estação, a fim de realizar ações e publicidade no decorrer de todo o ano. Com isso, queríamos que o brasileiro, independentemente da faixa etária ou do estado de origem, tivesse no seu imaginário positivo o Ceará, para que quando tivesse oportunidade, viesse para cá. E conseguimos alcançar esse objetivo, basta verificar as pesquisas, onde o Estado sempre aparece nas melhores posições", destaca.

Clima favorável

No caso das pessoas que estão na melhor idade, ou seja, a partir dos 61 anos, o secretário Bismarck Maia credita a preferência pelo Ceará ao diferencial climático, até mesmo em relação aos demais estados nordestinos.

"Nosso clima é diferenciado no País e até mesmo dentro do próprio Nordeste. Qual o principal problema do idoso? Os brônquios. Problema causado por grandes variações de temperatura e alta umidade. Aqui no Ceará, temos a melhor umidade relativa do ar e a temperatura é estável. Então, isso favorece a vinda de idosos e também de crianças para cá”, pontua Bismarck Maia.

Perfil

Em sua maioria, estes viajantes são aposentados e consideram como itens importantes no turismo, os passeios, alimentação e atendimento. Viajam, em média, duas vezes por ano.

Tempo de permanência nas viagens

As viagens costumam ser de quatro a dez dias, sendo que preferem a baixa temporada, apesar de gostarem de viajar no começo/fim do ano. Além disso, mais de 60% deles viajam com familiares. Para este público, viajar de ônibus e de avião ganham proporções equivalentes na preferência. Uma vez no destino, as atividades mais apreciadas são passeios culturais e compras.

Quanto à renda, a concentração é acima de R$ 1.000,00, com disposição a pagar até R$ 2.000,00 pela viagem.

Já o que motiva os idosos a viajar são o preço das passagens aéreas; as opções de lazer; o valor da hospedagem; o conforto durante a viagem; e o preço do transporte terrestre.

Com informações do jornal Diário do Nordeste.
Foto: Natinho Rodrigues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário