sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Um dos destaques da geração 90 da MPB, Pedro Mariano se apresenta hoje, em Fortaleza.

O cantor Pedro Mariano, filho da saudosa intérprete gaúcha Elis Regina e do conceituado pianista e arranjador paulista Cesar Camargo, se apresenta nesta sexta-feira, às 21 horas no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. No show "Incondicional", será acompanhado por Júnior Vargas, bateria; Leandro Matsumoto, contrabaixo; Marcelo Elias, teclado e direção musical e Conrado Goys, cordas.

"Incondicional" é o mais recente dos sete discos do cantor. Foi lançado no ano passado pelo selo Nau, do próprio artista. Pedro Mariano promete um espetáculo musical que dê conta de sua carreira: "O repertório do show está quase todo calcado em todos os álbuns que já lancei. Passo por todas as fases da minha trajetória, com pelo menos uma música de cada disco. É uma espécie de retrospectiva da minha vida musical", define.

Música nova

Para os que esperam algum momento de destaque no show, no que se refere a inclusão de uma música mais conhecida no roteiro das canções de "Incondicional", Pedro Mariano garante que isso não acontecerá: "A minha apresentação não tem essa caráter. Toda a plateia que vai ao espetáculo canta junto comigo e conhece minhas interpretações. Isso leva muito tempo para se consolidar. Prefiro ter uma longevidade de seis canções um pouco conhecidas em cada disco do que um sucesso popular", esnoba o filho de Elis Regina.

"Para quem vai ao show e já conhece todas as minhas músicas eu tenho uma surpresa. Vou interpretar também a inédita ´Pra você dar o nome´, que estou experimentando nas apresentações", acrescentando. A atual turnê já passou por Manaus, Recife e Salvador. "Depois iremos para Osasco na região metropolitana de São Paulo e também na capital e em Belo Horizonte".

MPB atual

Antenado com a engrenagem que gira em torno da divulgação da música popular brasileira Pedro Mariano joga duro com os veículos de comunicação: "O mercado borbulha sempre com coisas novas e no entanto a mídia só toca o artista que interessa como produto. Daí, para fugir disso lancei meu próprio selo, o Nau. Ou você joga o jogo das multinacionais e aposta nos moldes deles ou é carta fora do baralho", argumenta. "A música popularesca é, a longo prazo, muito maléfica pois o segmento não tem longevidade. E por durar pouco, a indústria logo arranja outro produto descartável. Assim, não existe uma renovação na sonoridade", critica .

Sobre sua participação fora dos esquemas das gravadoras e, consequentemente das programações das emissoras comerciais, Pedro Mariano não se diz arrependido: "Muitos artistas aceitam passivamente as condições das gravadoras para assim, também fazerem parte da grande mídia. Isso não combina com a minha filosofia de vida. Não compactuo com isso, pois não vim ao mundo à passeio. O que produzo é com intenção da longevidade. Quero que, daqui há quarenta anos, as pessoas ainda cantem minha música, como a obra da minha mãe e de meu pai ainda está emocionando as pessoas. Tenho de trabalhar também para deixar um legado para a MPB", aposta.

Maria Rita

Da mesma geração de filhos de artistas da música que também revelou para a música popular brasileira os manos Luciana e Jair Oliveira, Max de Castro e Simoninha e Diogo Nogueira, Pedro Mariano é irmão da cantora Maria Rita, a qual, segundo ele, para fazer parte da grande mídia nacional, fez um trajeto totalmente oposto ao seu. Com o suporte das multinacionais, a cantora teria entrando no esquema da mídia: "Maria Rita compactua 24 horas com tudo aquilo que ela se propôs a fazer no seu trabalho. Não se deve fazer uma coisa maquiada, pois, com isso, o artista se violenta. Isso vai deixar resíduos que só o futuro vai provar. No entanto, existe o outro lado da moeda, pois só os gênios que não foram compreendidos em sua época, são mais lembrados do que os outros".

Turnê

A turnê do disco "Incondicional" começou em 2009. De lá para cá, Pedro Mariano já fez inúmeros shows com o repertório do disco. Para 2011, o artista já planeja gravar um novo álbum, que também será lançado pela Nau. "Vou preparar um CD novo para colocarmos no mercado possivelmente também em DVD. Ainda não tem nada definido. No entanto, estamos fazendo algumas experimentações. Só tenho certeza de uma coisa, que é a inclusão da música ´Pra você dar o nome´. Então, só falta arranjar outras dez para gravar o disco".

Pedro Mariano comenta que, "Quero fazer um convite aos leitores do Diário do Nordeste para a minha apresentação aí em Fortaleza. Vai ser um espetáculo de música popular brasileira de qualidade. Afirmo que vai ser uma satisfação garantida para todo o público. Quem não gostar do show pode ir reclamar depois no camarim, diretamente comigo", assegurou o cantor.

MAIS INFORMAÇÕES

INCONDICIONAL - Show de Pedro Mariano. Às 21 horas no Anfiteatro do Dragão do Mar. Contato: (85) 3261.0665

Nenhum comentário:

Postar um comentário