sexta-feira, 5 de novembro de 2010

O Grupo Teatro Novo, fundado por Marcus Miranda, está completando 45 anos.

O Grupo Teatro Novo, fundado por Marcus Miranda, está completando 45 anos. Para comemorar, Ricardo Guilherme se apresenta hoje no Dragão do Mar, no mesmo dia do lançamento do site dedicado ao grupo, que prepara um catálogo para o próximo ano

Uma história intimamente ligada à figura do diretor e ator Marcus Miranda. O Grupo Teatro Novo (GTN), apesar do nome, é um veterano nos palcos. Lá se vão 45 anos e 29 espetáculos encenados. Entre os históricos, o revolucionário "Soninha toda pura", com um beijo lésbico ousado para o ano de 1969, "Dois perdidos numa noite suja", texto de Plínio Marcos "Deu Freud contra", "Doroteia vai à guerra" e "Dona Xepa". "O Marcus era um vanguardista. Com o texto do Plínio já foi logo montando o espetáculo. Era realmente um cara do teatro, uma referência que merece todo nosso respeito", avalia Sidney Malveira, que dirige o grupo desde a morte de Miranda, em 2001.

Para comemorar, é lançado hoje, no auditório do Centro Dragão do Mar, o site do Teatro Novo, que contará com depoimentos, a teatrografia e fichas técnicas do repertório do grupo. O ator Ricardo Guilherme também apresenta a aula-espetáculo "Francisco e Marcus: nós dois na Berlinda", em referência ao verdadeiro nome de Miranda: Francisco das Chagas Portela de Miranda. "Ele vai mostrar alguns dos principais personagens, como o Praxedinho, que ele fazia na extinta TV Ceará. Ao mesmo tempo que o Ricardo faz a leitura, tem imagens passando no telão", explica Malveira.

A programação faz parte do projeto "GTN - 45 Encena", que inclui ainda outras atividades, como o lançamento de um catálogo sobre a história do grupo, que deve sair em janeiro, que inclui depoimentos de nomes que contribuíram com o grupo ao longo do tempo. Caso de Erotilde Honório, Walden Luiz, Ilclemar Nunes e Aderbal Freire Filho. "Muita coisa da história do grupo se perdeu, mas contamos com a ajuda de Ary Sherlock e Hiroldo Serra, este tinha um material na Casa da Comédia Cearense", descreve. "O Ricardo foi fundamental porque fez toda a teatrologia e abriu o acervo pessoal. Tinha até uma pasta só sobre o Teatro Novo, coisas que nem os contemporâneos do Marcus tinham".

De acordo com Sidney Malveira, depois da Comédia Cearense, o Teatro Novo é o mais antigo grupo teatral em atividade no Ceará. "E pode ir muito mais longe. Temos encenado um espetáculo a cada ano". O projeto 45 Encena se realiza graças ao Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz de 2009, além do apoio da Secult. "Pena que o Miranda não está aqui para ver tudo isso", lamenta o diretor.

No final de outubro, foram realizadas oficinas direcionadas aos estudantes do Centro Cultural Bom Jardim, onde há um teatro com o nome de Miranda. Em janeiro, quatro espetáculos do repertório do Teatro Novo serão apresentados. "As Bestas", de Williams Sant´Ana; "Coisas-Palavras e Canções", de Ary Sherlock; "Eu ando, tu Andas, eles... observam", de Dryca Lima; e "Anônimos", de Sidney Malveira. Além disso, haverá a estreia de "Na contramão do tempo" e uma homenagem ao diretor Aderbal Freire Filho, um dos fundadores do Teatro Novo, que ainda vai participar de um bate-papo.

História

Desde a fundação, em 1965, por Marcus Miranda, Maria Luiza e Aderbal Freire Filho, o grupo já contou com a participação de mais de 100 integrantes entre atores, técnicos, designers, maquiadores, contrarregras, camareiras e produtores. Atualmente oito pessoas formam o grupo.

"Fiquei à frente por uma questão acidental. Fui fazer a produção do ´Doroteia vai à guerra´, em 2001, em comemoração aos 50 anos de carreira do Marcus, e acabei assumindo a direção. Então, depois que ele morreu, pensei: vou homenagear e dar continuidade; é uma forma de manter vivo o nome dele", explica Malveira.

Próximas atividades

24/01 a 28/01 /2011

Nesse período, o Teatro Novo apresenta uma mostra de repertório, composta pelos espetáculos "As Bestas"; de Williams Sant´ana; "Coisas-Palavras e Canções", de Ary Sherlock; "Eu ando, tu andas, eles... observam", de Dryca Lima; e "Anônimos", de Sidney Malveira

29 e 30/01

Estreia do espetáculo "Na contramão do tempo", argumento de Caio Quinderé e direção de Sidney Malveira, e homenagem a Aderbal Freire Filho

30/01

Bate-papo com Aderbal Freire Filho, no Dragão do Mar, com mediação de Sidney e Ricardo Guilherme

MAIS INFORMAÇÕES

Lançamento do site GTN 45 Encena, do Grupo Teatro Novo, e aula-espetáculo "Francisco e Marcus", com Ricardo Guilherme, às 19 horas, no auditório do Centro Dragão do Mar. Contato: (85) 3488.8600

Nenhum comentário:

Postar um comentário