segunda-feira, 21 de março de 2011

Saiba como se prevenir das viroses e infecções comuns desta época

Mudanças bruscas de temperatura e a baixa umidade do ar favorecem as doenças.

Agora é a vez do aumento da ocorrência de doenças como viroses e infecções. Conforme o pneumologista Adalberto Sperb Rubin, as condições climáticas do período são favoráveis para a transmissão de enfermidades e para a piora no quadro de pacientes que já possuem algum problema respiratório.

— As doenças mais comuns são as gripes e os resfriados, a rinite, a bronquite, a asma, a sinusite e até a pneumonia, que já é mais grave —, enumera.

As causas da maior incidência desses problemas nesta época do ano são as mudanças bruscas de temperatura, a maior velocidade de vento e a baixa umidade do ar aliada à poluição ambiental.

— Nesse período, é comum que as pessoas fiquem mais em lugares fechados, o que facilita a disseminação de algumas doenças transmitidas pelo ar —, explica.

Assim, segundo Adalberto, as pessoas devem evitar aglomerações e lugares pouco arejados.

Previna-se:

:: Mantenha a casa e o ambiente arejados, livres de poeira e sujeira, para evitar o agravamento de doenças simples, como a rinite e a sinusite. Quem tem alergia, não deve ter carpetes, cortinas e bichos de pelúcia

:: Beba bastante água, pois o ressecamento das mucosas diminui a produção de secreções, que contêm anticorpos, e pode levar a inflamações;

:: Evite choques de temperatura: ao entrar em lugares fechados, tire seu casaco e o vista novamente ao sair. Sempre carregue um agasalho e um guarda-chuva;

:: Quando a umidade estiver muito baixa, espalhe bacias com água em casa, principalmente quem tem alergias;

:: Tenha uma alimentação saudável, rica em verduras, frutas e legumes;

:: Pratique exercícios, de preferência fora dos horários de pico de poluição atmosférica.

:: Em caso de já sentir sintomas, procure um médico para detectar a doença exata e indicar o melhor tratamento. Não se automedique.

Com informações de Bem-Estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário