terça-feira, 29 de março de 2011

Perca peso com o bike indoor, modalidade que virou mania nas academias

Segundo professor, durante uma aula de 50 minutos é possível perder até 800 Kcal.

Música eletrônica, luzes coloridas e... bikes. O exercício exige esforço, mas nunca foi tão divertido perder peso na academia. A lotação nas aulas é a prova de que o bike indoor (também conhecido como RPM ou spinning) virou mania e pode ser uma boa alternativa para quem está disposto a se exercitar para resultados rápidos.

Segundo o professor de Educação Física Rafael Teixeira, a aula possui várias simulações de subidas e descidas, e mudanças de velocidade no pedalar que variam de acordo com a música e, por isso, a adaptação só ocorre após algumas semanas de prática.

— O bike indoor exige um bom condicionamento físico que não se consegue na primeira semana de exercícios. Porém, após duas semanas, se as orientações técnicas do professor forem seguidas, com certeza o aluno vai ter os resultados que procura. O que não pode é desistir no início — afirma.

O esforço é realmente grande, mas compensa: de acordo com Rafael, em uma aula de 50 minutos pode-se perder até 800 quilocalorias (Kcal), o equivalente a mais de cinco barras de chocolate de 30g.

— A modalidade é indicada para perder peso, melhorar o condicionamento físico e respiratório e ainda definir glúteos, pernas e abdômen — ressalta o também personal trainer.

O publicitário Marcelo Parise Maicá, 25 anos, procurou uma academia especificamente com o objetivo de praticar bike indoor e, em 15 dias, já sente o resultado.

— Eu estava sem fazer exercícios físicos, mas sempre gostei de andar de bicicleta, porém a minha está estragada há um ano. Estava desanimado para fazer musculação e precisava de algo aeróbico, por isso optei pelo bike indoor. Estou gostando muito e o resultado é óbvio: acho que já perdi uns 3 kg — conta.

Ficou animado para começar? Confira as dicas do instrutor:

:: Antes de iniciar, é importante passar por uma avaliação física na academia;

:: A regulagem da bike é muito importante, peça orientação ao professor para adaptar a altura do banco e a distância do guidom;

:: É fundamental manter a postura correta, contrair o abdômen e cuidar para respirar corretamente durante toda a aula, inclusive no aquecimento e no alongamento final;

:: Não esquecer da garrafinha de água e da toalha;

:: Para quem vai fazer aulas frequentemente, vale investir em um short acolchoado para proteger a região pélvica.

Com informações de Bem-Estar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário