sexta-feira, 25 de março de 2011

Programa Fortaleza Capital de Eventos: a programação desenvolvida de 17 a 20 deste mês teve como ponto alto um jantar no Seara Praia Hotel

Hotéis, casa noturna e agência de receptivo estão unidas numa parceria de melhoria do fluxo turístico através da captação de eventos.

Tornar Fortaleza a Capital dos Eventos é a meta da Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), que desenvolve ações com o consultor Paulo Gaudenzi e o professor Raimundo Perez, especialistas em qualificação de destinos turísticos. Os dois são responsáveis pelo Programa de Fortalecimento do Produto Turístico Fortaleza e estão realizando o Programa Fortaleza Capital dos Eventos.

O programa foi iniciado em novembro de 2010 e teve continuidade no último fim de semana, com a vinda do segundo grupo de "decision maker", integrado por clientes da empresa Kontik Franstur Viagens e Turismo. O objetivo é atrair empresas que possam trazer eventos e negócios para a Capital cearense.

Os convidados conhecem e analisam a infraestrutura de Fortaleza para sediar grandes eventos. O primeiro grupo foi formado por clientes da TAM Viagens. O programa prevê a vinda de mais um grupo para visitar a cidade.

As empresas que fazem parte do programa têm uma carteira de clientes que realizam eventos nas áreas de convenções, marketing promocional e programas de incentivos. Além de serem geradoras de negócios, as empresas servem como referência conceitual para reforçar a visibilidade de Fortaleza frente ao concorrido mercado de eventos.

Roteiro

A programação, desenvolvida de 17 a 20 deste mês, constou de café da manhã e workshop, coquetel de boas vindas, almoço na Praia do Futuro; city tour histórico-cultural, noite de forró no "Arre Égua", visita à Fabrica de Negócios, dia de lazer com almoço no Cumbuco, oferecido pela Ernanitur, jantar no Seara Praia Hotel (com a presença de jornalistas e representantes de entidades locais) e uma reunião de avaliação.

Enquanto os consultores buscam uma solução para tirar Fortaleza do caos, o professor Raimundo Peres informa que 90 mil eventos são realizados por ano em São Paulo e que as empresas promotoras precisam descobrir novas alternativas para a realização de eventos diversos, que assegurem a infraestrutura necessária, em especial espaço físico.

Números

O turismo de negócios e eventos movimenta por dia, no Brasil, US$ 479,84, enquanto o de lazer chega apenas a US$ 73,53. O Programa Fortaleza Capital dos Eventos espera alcançar estes números e diminuir os impactos da baixa estação na cidade. Um fator positivo será a operação do Centro de Eventos do Ceará.

Com informações do Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário