segunda-feira, 11 de outubro de 2010

São boas as perspectivas para Fortaleza com a realização da Copa 2014, desde que as obras previstas sejam executadas

Desde a escolha de Fortaleza para ser uma subsede da Copa do Mundo houve uma elevação de nossos status. Agora, cabe a todos nós contribuirmos para a consolidação do Estado no cenário turístico nacional e internacional. A afirmação é do titular da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur), Bismarck Maia.

Em entrevista ao Diário do Nordeste, o secretário explicou porque tanto tem se enfatizado a construção do Centro de Eventos, do Acquario e a ampliação da infraestrutura, inclusive com a expansão do Aeroporto Internacional Pinto Martins e a criação de aeroportos regionais.

Bismarck disse que embora não esteja prevista a construção de um hotel nas imediações do Castelão, há um compromisso firmado com a Fifa em se fazer uma arena de esporte da melhor qualidade. A Fifa queria um estádio para cumprir as exigências da Copa do Mundo e não apenas um equipamento de porte internacional e assim será construído.

O secretário explicou que o planejamento do desenvolvimento do turismo foi bem anterior à preparação para a Copa do Mundo. Contudo, sofreu mudanças que, na verdade, significam numa ampliação de serviços e obras, no sentido de oferecer um novo cenário para a Capital.

"Queremos que o turista possa absorver em Fortaleza e no Ceará os antigos atrativos, como suas dunas, as águas mornas e o sol abundantemente quase o ano inteiro, mas também inovações, que configurarão o Ceará como um destino importante nacional e internacional", disse.

Segundo Bismarck, é evidente que será dado destaque para estádio, se buscará o quanto antes uma solução viária, principalmente para aqueles pontos de convergência ou que estão estrangulados em Fortaleza.

Sobre a responsabilidade para a melhoria do aeroporto, que já estava previsto para sua ampliação, o secretário disse que com a Copa passa a ser ainda mais obrigatória. "Trabalhávamos com uma progressão aritmética, mas com os jogos essa passa a ser geométrica", explicou.

Outra questão fundamental para facilitar a hospedagem é a ampliação da estação de atracamento de navios de grande porte, transatlânticos, que possam aportar em Fortaleza durante o torneio mundial. "Vão acontecer pacotes e promoções, de modo que as pessoas possam estar "aqui" e acolá", o que significa frequentar os locais dos jogos, e os transatlânticos vão suprir a necessidade de oferta de mais leitos em Fortaleza". Ele lembrou que, para isso, é preciso que se construa uma estação portuária, que possa receber dignamente os visitantes. "O que existe historicamente é uma situação extremamente humilhante, sem conexão com a realidade que o Ceará quer ter e já tem em alguns setores na área do turismo".

Novos equipamentos

A Copa do Mundo, que tem uma visibilidade de maior evento esportivo, consagrará o Ceará. Essa crença é manifestada por Bismarck Maia, que prevê uma mudança considerável no perfil do Estado.

"Se a partir de 2007, havia um planejamento para ser o grande polo turístico, tínhamos que rever alguns conceitos. Não podíamos mais aceitar que o turista viesse a Fortaleza e passasse alguns momentos para depois ir a outros pontos do Estado, aproveitando o mar, as dunas e o sol. Essa era uma lógica que estava errada. Entendíamos que ou explorávamos outros atrativos ou então o Ceará nunca seria um grande destino e Fortaleza ficaria cada vez mais estrangulada para atrair novos visitantes", salientou.

A partir de 2012, segundo o secretário, todo o conjunto de ações elaboradas já estará com uma infraestrutura diferenciada do Brasil inteiro. Isso inclui um aquário, um oceanário, aeroportos nos litorais Leste e Oeste para servirem de âncora fundamental para 573 quilômetros de praia, a partir de estradas duplicadas. Umgrande número de cidades litorâneas que não tinham saneamento básico passarão a contar com esse serviço. "Não dá para imaginar um local como o Porto das Dunas sem que tivesse água tratada e estação de tratamento.

FACILIDADE DE ACESSO

A Iberia inicia voo para o Ceará a partir de fevereiro

A Iberia começará a voar de Fortaleza e Recife para Madri, a partir do próximo mês de fevereiro. As previsões indicam que a rota contará com cerca de 80 mil passageiros durante o primeiro ano de operação. A venda dos bilhetes já está no site da companhia aérea http://www.iberia.com/br/. A empresa operará os voos às terças, sextas e domingos em horários que permitem conexões rápidas para quem quiser viajar para qualquer um dos 98 destinos europeus, espanhóis e africanos servidos pela Iberia a partir de Madri.

Para o Secretário do Turismo do Estado, Bismarck Maia, que desde 2007 trabalha para atrair esse voo, "essa conquista enobrece o destino Ceará. A Iberia é uma companhia aérea tradicional de grande porte, maior ainda agora porque está associada à British Airways", comemora.

Os voos sairão de Fortaleza às 17h45 chegando a Recife às 19h15, de onde vão partir às 20h55 e pousarão em Madri às 9h05 do dia seguinte. Da capital espanhola os passageiros podem seguir para inúmeros destinos da Espanha e Europa, onde poderão chegar por volta do meio-dia. O voo de Madri com destino a Fortaleza sairá às 12h05, o que permite aos passageiros procedentes de outros destinos europeus fazer a conexão para chegar à cidade brasileira às 16h25.

A rota será operada com um Airbus A-340/300 (A 343) com capacidade para 254 passageiros e com a nova classe Business Plus que oferece assentos totalmente reclináveis que se transformam em camas, uma exclusiva oferta gastronômica e uma grande variedade de canais de entretenimento, conforme informações da própria Iberia.

A abertura da nova rota vai representar um impulso para o investimento europeu no Nordeste do Brasil, região que mais cresce no país, com um grande número de planos de investimento. Além disso, permitirá a chegada de mais turistas à zona e facilitará as viagens de caráter familiar entre estas duas cidades brasileiras e a Europa.


Fonte: Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário