quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ceará e Sergipe em destaque

Dois Estados nordestinos estarão no espaço "Destinos em Destaque" do próximo Festival do Turismo de Gramado

O espaço "Destinos em Destaque" foi acrescido ao Festival do Turismo de Gramado (Festuris) em 2009, tendo como expositor a África do Sul, país que foi sede da Copa do Mundo este ano. O objetivo é mostrar destinos que estão em evidência no mercado. Os escolhidos deste ano, Ceará e Sergipe, vão mostrar seu potencial turístico através da história e das belezas do litoral.

O Ceará é um Estado conhecido nacionalmente pela beleza de seu litoral. Ganhou fama como "Terra da Luz", numa referência aos dias ensolarados durante a maior parte do ano. A capital Fortaleza e as praias de Canoa Quebrada e Jericoacoara são alguns dos principais destinos turísticos do Estado.

Fortaleza tornou-se um dos destinos mais procurados pelos turistas a cada período de alta temporada e durante feriados prolongados. Os visitantes são atraídos para a Capital, sobretudo, por suas belas praias, culinária, artesanato e a agitada vida noturna.

Canoa Quebrada, em Aracati, hoje é o segundo destino turístico do Ceará e encanta pelo clima de magia e a agitação constante, enquanto Jericoacoara tornou-se mundialmente conhecida após ser considerada pelo jornal Washington Post como uma das 10 mais bonitas praias do mundo.

O Ceará vai ao Festuris através da Secretaria Estadual do Turismo (Setur). Com projeto inspirado nas belezas naturais das praias, serras e sertões, a secretaria pretende apresentar a exuberância do Estado em um amplo estande. No espaço, representantes da Setur, Sebrae, Setfor e de meios de hospedagem marcarão presença. Os visitantes receberam informações sobre o potencial do Ceará com a alegria contagiante dos cearenses.

Sergipe

Sergipe participa do Festuris por meio da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), órgão de promoção turística do Estado. Uma das atrações que vai apresentar é a Praça de São Francisco, 18º patrimônio brasileiro, localizada na cidade de São Cristóvão, a 17 quilômetros da capital Aracaju. Recentemente, São Cristóvão foi reconhecida pela Unesco como patrimônio da humanidade. É na praça que começa a visita pela primeira capital de Sergipe e a quarta cidade mais antiga do Brasil, fundada em 1590.

São Cristóvão guarda da fase colonial alguns edifícios históricos e conserva suas tradições, como as romarias e as festas religiosas, como a Festa de Nosso Senhor dos Passos, que atrai fieis de vários Estados do Brasil. A Praça de São Francisco fica no centro histórico de São Cristóvão. Foi construída entre os séculos XVI e XVII. No logradouro estão situados a Igreja e Convento de São Francisco, onde também funciona o Museu de Arte Sacra.

Outras belezas arquitetônicas da cidade são a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Vitórias, a Igreja do Rosário dos Homens Pretos e o Conjunto Carmelita, que conta com a Igreja e Convento do Carmo, e a Igreja da Ordem Terceira, que é mais conhecida pelos nativos e visitantes como a Igreja de Nosso Senhor dos Passos.

O evento

O 22º Festival do Turismo de Gramado se realizará de 18 a 21 de novembro próximo, no Serra Park. Feira de negócios de resultados mais efetivos para o trade brasileiro e sul-americano, o festival é exclusivo para profissionais do trade turístico. Em sua última edição, o evento recebeu 13 mil profissionais com poder de decisão e agentes da América do Sul.

Seguindo o modelo das grandes feiras de turismo do mundo, o Festival do Turismo de Gramado é dividido em salões: Ecoturismo e Turismo de Aventura, Tecnologia, Turismo Rural, Saúde, Salão Místico, Religioso e Esotérico, Cultural e GLS. O último, lançado em 2009, retorna para se fortalecer e se consolidar no mercado.

A exemplo dos outros anos, o Congresso do Festival antecipa as tendências para o trade. Este ano, terá como tema central "Um Novo Olhar sobre a Indústria Turística em uma Economia Globalizada: Sustentabilidade, Negócios e Investimentos". O assunto será abordado com maior destaque pelo diretor da Organização Mundial do Turismo (OMT), Márcio Favilla, e pelo presidente do conselho da GJP Participações, Guilherme Paulus, na abertura do congresso, às 9 horas do dia 19 de novembro, no Centro de Convenções do Serrano Resort.

Fique por dentro
História de sucesso

Ao longo dos anos, o Festival do Turismo de Gramado conquistou respeito e credibilidade para tornar-se um dos maiores eventos do setor. Abiscoitou o mercado sempre atento aos resultados. A ideia partiu das empreendedoras Marta Rossi e Silvia Zorzanello, numa forma de incrementar o turismo na Serra Gaúcha, e vem crescendo a cada ano, sempre contando com a presença significativa dos primeiros empresários participantes. Assim é que mais de 50% dos expositores acompanham o evento desde o seu início, em 1989. Este ano, o festival não terá a presença de Silvia Zorzanello, que partiu recentemente para a Casa do Pai e receberá justa homenagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário