quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O Ceará de olho no futuro

O Ceará se prepara para receber os visitantes, antes, durante e depois da Copa do Mundo com pessoal qualificado em vários setores

A capacitação é o grande desafio para o Nordeste. É preciso investir no destino, melhorando a infraestrutura e os serviços para que o turista queira voltar, afirma o secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia, quando instado a abordar alternativas para o incremento do turismo na região.

São nove Estados em busca de novos visitantes na região. Mas, o Ceará dá um passo largo na direção do aprimoramento do receptivo ao adotar o Programa de Qualificação em Turismo, uma iniciativa da Secretaria do Turismo do Estado (Setur-CE). Até o próximo ano, o programa vai investir quase R$ 10 milhões oriundos do Tesouro Estadual, Ministério do Turismo (MTur) e Banco Interamericano de Desenvolvimento em 617 ações de capacitação, atendendo 10.882 profissionais em Fortaleza e mais 23 municípios.

As ações de qualificação oferecidas pela Setur vão ser ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-CE) em 14 municípios do Estado, nas praias dos litorais Leste e Oeste, Cariri, Maciço de Baturité e Ibiapaba.

Em paralelo, o Estado inaugurou uma estrutura de 1,4 mil metros quadrados equipada com laboratórios e ambientes que simulam situações para qualificação de mão-de-obra para o turismo. O espaço é exclusivo para cursos profissionais do Programa de Qualificação em Turismo. Na Central de Qualificação ou Unidade Senac Turismo (Rua Tibúrcio Cavalcante, 1750) vão ser ministrados 18 cursos profissionais do programa. Já as capacitações empresariais são executadas pelo Sebrae/CE na sua sede e escritórios regionais.

No local há uma cozinha pedagógica, onde os alunos dos cursos de chef e auxiliar de cozinha vão aprender, além de culinária, boas práticas e higiene na manipulação de alimentos; apartamento decorado e com banheiro para as modalidades referentes à hospedagem; sala de jantar; três laboratórios de alimentos e bebidas para o aperfeiçoamento do atendimento de garçons; seis salas de aula convencionais para os conteúdos teóricos; recepção, estacionamento, área de lazer e a coordenação do programa.

Os cursos oferecidos são: Agente de Turismo (30h), Aperfeiçoamento para Guia de Turismo (80h), Barman (136h), Camareira/Arrumadeira (120h), Capitão Porteiro (100h), Confeiteiro/Padeiro (160h), Cozinheiro Chef (160h), Cozinheiro função Polivalente (180h), Garçom função Especializada (220h), Garçom função Polivalente (260h), Gerente de Governança (160h), Gerente de Meios de Hospedagem (240h), Maître (148h), Mensageiro (92h), Motorista de Veículos de Turismo (54h), Recepcionista em Função Especializada (220h), Recepcionista em função Polivalente (240h) e Reparador Polivente (140h).

Para a inscrição nos cursos é necessário ter no mínimo o ensino fundamental concluído e procurar as unidades do Senac ou acessar o site da instituição (www.ce.senac.br). Já os interessados nos cursos empresariais devem, além de ter o ensino fundamental, exercer função gerencial ou ser proprietário de estabelecimentos de turismo e procurar os escritórios Sebrae ou acessar o site http://www.ce.sebrae.com.br

Bem receber

Para qualificar o setor hoteleiro das 12 cidades-sede para o mundial, o Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e Escola Virtual dos Meios de Hospedagens, lançou o programa Bem Receber Copa - Hotelaria. A ação vai qualificar 19 mil profissionais da hotelaria, entre recepcionistas, mensageiros, governantas, capitães e gerentes de meios de hospedagem das capitais que sediarão o evento. Em Fortaleza, 648 pessoas estão matriculadas nos cursos.

Para receber bem os turistas de várias partes do mundo, o presidente da ABIH-CE, Régis Medeiros, acredita que o Ceará está se estruturando para não fazer feio diante de outras capitais. Sobre o curso, Medeiros acha que a iniciativa vai melhorar ainda mais a qualidade da mão-de-obra em hotelaria na capital. "Nós já temos um atendimento satisfatório. As pessoas são alegres e receptivas por natureza. E aperfeiçoando o que já é um sucesso, sem dúvida seremos referência em atendimento no Brasil durante a realização do evento".

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