quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O TJA inicia amanhã um novo projeto: Músicas do Mundo.

Na estreia, o cantor e compositor cearense Fausto Nilo homenageia seus parceiros musicais

Para Fausto, uma oportunidade de unir a diversidade de parceiros, durante seus 38 anos de carreira, ao amadurecimento musical. Em "Cidades azuis", show que abre amanhã a programação da série Músicas do Mundo, no Theatro José de Alencar, o compositor faz um passeio pelo repertório extraído dos quatro discos de sua autoria. "É o primeiro show que resume de forma concentrada as canções que mais gosto de cantar, as mais justas aos assuntos do meu interesse e também, de certa maneira, um reconhecimento público à contribuição que tive dos meus parceiros".

Na lista dos que integram o repertório, nomes como os de Rodger Rogério, Raimundo Fagner, Moraes Moreira, Geraldo Azevedo, Pepeu Gomes, Zeca Baleiro, Caio Sílvio, Jacques Brel (em versão para o português), Petrúcio Maia, Lulu Santos, Roberto de Carvalho, Dominguinhos, Zé Ramalho, Bob Dylan (em versão para o português) e Francisco Casaverde.

"Ela e eu", parceria feita neste ano com Geraldo Azevedo, é um dos destaques da apresentação. "É uma música que o público está reagindo bem, tem um arranjo muito bonito. Apresentei no show do BNB, há quase um ano. É uma canção de amor sobre o tradicional triângulo: de querer estar com o outro e não estar, do desencontro, tema já bastante explorado".

O título do show é uma referência ao que chama de "aspecto do chamado romance feito em circunstância urbana, uma preocupação da outra profissão". Nesta apresentação, aliás, confessa que investiu mais na preparação do que em outras. "Há uns 15 dias, estamos fazendo ensaios em várias escalas. É o caso, por exemplo, das nossas reuniões criativas".

A direção musical é de Cristiano Pinho. Nos arranjos, tanto colaborações do próprio Fausto como dos outros músicos: Adelson Viana (no piano acústico, teclado e acordeom); Tarcisio Sardinha (violão de 7 cordas, bandolim); Cristiano Pinho (violão, violão com cordas de aço e guitarra) e Hoto Júnior (percussão). "Cada vez mais os arranjos têm amadurecido, com mais essencialidade, nitidez, tirando o que sobra pra realçar minha poesia. Esse é um show do letrista", explica.

Na temática das letras, "as memórias, atualidades e tendências" da imaginação de Fausto. "O que passa e permanece e a antecipação do que está por vir, aliás, é essa uma componente utópica fundamental para o poeta, de se planejar o que estaria por vir".

Programação

As próximas atrações do Músicas do Mundo são a Orquestra Contemporânea do Ceará, sob regência de Alfredo Barros e Mestre Zé Menezes e convidados, no dia 31, na Domingueira no Theatro, em dois shows em um.

Já nos dias 5 e 6 de novembro, é a vez do cantor e compositor Lúcio Ricardo; e, no dia 25, apresenta-se a Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, com a presença de um novo maestro convidado.

MAIS INFORMAÇÕES

Cidades Azuis, show de Fausto Nilo, na série Músicas do Mundo, amanhã, às 20hs, no palco principal do Theatro José de Alencar. Ingresso: doação de um livro novo ou usado

Nenhum comentário:

Postar um comentário