segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ABAV 2010: Ceará preparado para participar do congresso

Secretaria do Turismo do Ceará montou uma grande estrutura para divulgar o Estado no Congresso da Abav - Feira das Américas no Rio de Janeiro




O Ceará se prepara para fazer bonito na maior feira de turismo da América Latina, o 38 º Congresso Brasileiro de Agências de Turismo - Abav 2010 - Feira das Américas, que vai acontecer entre os dias 20 e 22 de outubro, no Rio de Janeiro. Resultado direto do trabalho da Abav que, há 50 anos promove ações que contribuem para o desenvolvimento do turismo brasileiro, o Congresso deve reunir, nesta edição, 800 expositores, representantes de 40 países e 24 mil visitantes.



E, para garantir uma boa participação no evento deste ano, a Secretaria do Turismo do Estado (Setur) vai levar para o Rio uma estrutura personalizada, com dois estandes, sendo um institucional e outro comercial.



Ao todo, os espaços que representarão o Ceará no evento totalizarão 425 metros quadrados e, neles, a Setur vai reforçar a imagem do Estado como destino consolidado na rota de turismo de alto padrão, com destaque para a sua boa performance nos segmentos de sol e praia, esporte, turismo de negócios, ecoturismo, turismo de aventura e de compras.



Infraestrutura



Na área institucional, o estande da Setur terá 200 metros quadrados e vai mostrar o potencial turístico cearense, relacionado às belezas naturais das praias, serras e sertões. O local estará integrado à chamada "Área do Nordeste", onde os estados da Região poderão mostrar sua gastronomia. Para este espaço, a Setur vai levar o melhor da culinária cearense, com pratos a base de frutos do mar e comidas típicas, além da apresentação de shows culturais.



Na área comercial, a Setur vai montar um estande exclusivo, de 225 metros quadrados, onde os empresários cearenses poderão comercializar seus produtos. Neste espaço, estarão presentes cerca de 50 empresas de vários municípios, todas ligadas aos vários tipos de turismo, desde o de lazer ao ecoturismo e turismo de aventura. Dentre eles, confirmaram participação parceiros como a Cachaçaria Ypióca, o Beach Park e o Hotel Vila Galé.



O Sebrae Ceará também participa deste esforço, e vai levar para a Abav 2010, caravanas comerciais formadas por empresários de empreendimentos turísticos de pequeno porte, que aproveitarão a visibilidade oferecida pelo Congresso para divulgar os atrativos de seus estabelecimentos e as belezas naturais das várias Regiões onde eles estão instalados.



Negócios



Com o tema "Agente e Cliente: a Melhor Relação", a Abav 2010 vai ter uma orientação diferente, mais voltada para a realização de negócios. Dentro desse foco, o Congresso vai discutir temas com abordagem para atingir a nova classe média brasileira, já que o acesso ao crédito e a estabilidade econômica mudaram a pirâmide social do País.



O Congresso deve focar, ainda, em outras tendências do mercado. Por exemplo, as operadoras que trabalham com pacotes domésticos e destinos nacionais deverão vir fortes para fazer frente à alta do mercado de viagem internacional, que tem se apresentado muito atrativo para o brasileiro, devido à estabilidade cambial.



Já os cruzeiros marítimos, as vedetes das últimas temporadas, devem continuar contribuindo com o fluxo doméstico com opções de mini cruzeiros e cruzeiros. A expansão do mercado aéreo também estará refletida no evento, já que muitas companhias estão programando o lançamento de novas rotas, ampliação da malha e novos serviços.



Mudanças



Este ano, o Congresso da Abav vem com mudanças também na sua organização. Por causa da reestruturação do evento, os agentes serão colocados frente a frente com líderes empresariais de vários segmentos da cadeia produtiva do turismo, com o objetivo de aparar as arestas e fidelizar as relações com o cliente final. Não haverá inscrição prévia para as sessões plenárias e seminários.



Dentro do novo modelo, batizado de "Rodadas de Oportunidades", elas acontecerão a partir das 9h30min, com um café da manhã, em formato de debate. Serão ministrados, ainda, de oito a 10 cursos, simultaneamente, durante os dois dias da parte técnica do evento (21 e 22 de outubro), e a participação dos profissionais ficará sujeita à lotação das salas. Os seminários acontecerão das 10 horas às 12 horas, antes da realização das sessões plenárias, das 12 horas às 14 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário