quinta-feira, 27 de outubro de 2011

O cardápio indicado para mulheres e homens


Alguns acreditam que os homens são de Marte a as mulheres são de Vênus. E não é apenas a forma de pensar ou de agir que muda nos dois sexos. O corpo de homens e mulheres também apresenta diversas diferenças. Pensando nisso, a dieta para cada sexo deve priorizar alimentos que favoreçam seus organismos. O médico nutrólogo Milton Schurguin afirma que por causa da constituição corpórea, os homens precisam de mais calorias que as mulheres. De acordo com ele, também existem nutrientes que podem ser mais úteis dependendo do sexo da pessoa.

“Alguns antioxidantes têm um efeito melhor na prevenção do câncer em regiões como a próstata, por exemplo, então são mais importantes para os homens. Outros, da mesma forma, podem ser melhor aproveitados para a região das mamas, sendo mais importantes para as mulheres”, explica.

Alimentos para as mulheres

Tofu

Todos os alimentos ricos em proteína de soja ajudam a reduzir o colesterol, diminuir os efeitos da menopausa e ainda fortalecer os ossos”, ensina o nutrólogo. Isso acontece pela presença das isoflavonas, substâncias químicas com uma estrutura parecida com a do estrógeno. “Em um copo de leite de soja você encontra 8 miligramas de isoflavonas. Já em meia xícara de tofu, 25 miligramas”.

Acerola

O nutrólogo explica que a fruta é uma das campeãs em vitamina C, ficando na frente do kiwi e da laranja. “Uma acerola contém cerca de 1.600 miligramas da vitamina, enquanto uma laranja tem 53 miligramas”.

Linhaça

As sementes são muito úteis para as mulheres, pois ajudam a regular a função intestinal e, agora, os cientistas começaram a vê-la como uma possível arma no combate ao câncer de mama. O médico recomenda a inclusão da linhaça em sucos, sopas e saladas. “Comece a comer logo pela manhã, durante o café”.

Fígado de boi

Pode não parecer o alimento mais agradável do mundo. Ainda assim, o fígado é rico em ferro e pode ser um aliado das mulheres. Segundo Schurguin, elas tendem a ter mais anemia do que os homens. “Isso acontece porque durante a menstruação as mulheres perdem muito ferro junto com o sangue”. De acordo com o nutrólogo, baixos níveis de ferro no sangue podem levar à um quadro de fadiga crônica. Se você não é muito fã de fígado, procure receitas interessantes ou alimentos como folhas de coloração verde-escuro, carne vermelha e feijão.

Alimentos para os homens

Tomate

“O fruto é uma ótima forma de prevenir o câncer de próstata, pois é rico em licopeno”, afirma Schurguin. O fato foi comprovado por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. O resultado surpreendeu: homens que comiam molho de tomate de duas a quatro vezes por semana apresentaram uma redução de 35% nas chances de desenvolverem a doença.

Ostras

Considerada um alimento afrodisíaco, a ostra, de acordo com o médico, pode mesmo ser uma aliada no momento do sexo, mas para ajudar na reprodução. “O alimento é rico em zinco, mineral que ajuda o bom funcionamento do sistema reprodutivo masculino”, diz. Ainda de acordo com o médico, os homens precisam ingerir 11 miligramas diárias de zinco. “Essa quantidade pode ser encontrada em apenas duas ou três ostras”.

Melancia

Os homens costumam sofrer mais com pressão alta do que as mulheres. Milton Schurguin explica que pesquisas apontam que o potássio é capaz de controlar a pressão arterial e ainda evitar o risco de derrame cerebral. “Em uma fatia grande da fruta existem mais de 500 miligramas de potássio”, diz. De fato, a fruta é mais rica no mineral do que a banana e a laranja. É também considerada uma excelente aliada na manutenção da saúde do sistema urinário e na prevenção do câncer de próstata.

Amendoim

Pesquisadores da Universidade da Pensilvânia descobriram que, ao substituir 50% da gordura derivada de óleos de soja, milho ou de origem animal pela gordura monoinsaturada do amendoim, é possível diminuir a produção do colesterol ruim no sangue, e com isso, evitar doenças cardíacas. “As doenças do coração acometem mais os homens, por isso é importante um trabalho de prevenção desse tipo de doença”.

Com informações da Custom Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário