quinta-feira, 20 de outubro de 2011

5 dicas para revigorar sua alimentação


É hora de dar um refresco na dieta. Confira cinco atitudes práticas para revigorar as refeições e a corrida.

UM NOVO COMEÇO

Experimente algo no café da manhã e amplie a gama de nutrientes da refeição. Que tal quinua em flocos? Esse grão integral é rico em carboidratos complexos, que saciam a fome por mais tempo. Você pode comer com iogurte e castanhas ou acrescentar aos ovos mexidos com pão integral.

UMA BEBIDA DIFERENTE

Estudos mostram que quando mudamos de sabor de bebida ficamos mais propensos a consumir mais líquidos. Se consome chá verde, experimente o chá branco, que é mais rico em catequinas, substâncias que diminuem o risco de doenças cardíacas. Troque o suco de laranja por suco de frutas vermelhas e aumente o consumo de antioxidantes, que diminuem a inflamação.

SEJA BEM FRESCO

A primavera, que começa dia 23 de setembro, traz consigo muitos produtos sazonais, como vários tipos de alface (vegetal rico em magnésio, mineral que é fundamental para a contração muscular), aspargo e alcachofra. Os vegetais são fontes de vitaminas e fitoquímicos, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico.

USE NOVA FERRAMENTA

Utensílios podem ajudá-lo a economizar tempo e conseguir mais sabor na cozinha. Com o Garlic Zoom, por exemplo, fica mais fácil triturar o alho (vegetal com componentes redutores do colesterol). Basta colocar os dentes descascados dentro de um compartimento e ele faz o "trabalho sujo" para você. Ou seja: nada de cheiro nas mãos. Esse utensílio pode ser encontrado no site www.pepper.com.br.

EXPLORE O MERCADO

Reserve um tempinho extra na próxima vez que sair às compras e procure por opções mais saudáveis. Experimente massas integrais ou com adição de legumes (as coloridas). Fique de olho nas frutas — inclusive nas secas e nas congeladas, que perdem pouco do valor nutricional. Faça um estoque de embalagens contendo lanchinhos saudáveis de 100 calorias, como castanhas, sementes e biscoitos integrais.

CUIDE DO JARDIM

Estudos mostram que o consumo diário de vegetais aumenta quando os cultivamos. Plante um tomate ou uma muda de erva em um recipiente que você possa manter em seu quintal; ou transforme uma pequena área do quintal em um jardim de vegetais. Vale cultivar de alface, agrião e rúcula até ervas comuns em saladas e massas, como hortelã e manjericão.

Com informações do portal Exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário