terça-feira, 19 de abril de 2011

Produção associada ao turismo

A Copa de 2014 será uma excelente oportunidade para empresários e empreendedores de setores e segmentos não relacionados diretamente com a realização dos jogos. Este é um dos nove setores da economia em que o Sebrae está trabalhando para identificar oportunidades de negócios e capacitar pequenas empresas. No campo da produção associada ao turismo, as circunstâncias favoráveis serão muitas e vão abranger várias modalidades de serviços, produtos, atividades, profissionais, vocações e talentos.

Produção Associada é o conceito adotado pelo Ministério do Turismo (MTur) e o Sebrae para definir segmentos, atividades e serviços que agregam valor aos produtos turísticos, como artesanato, manifestações culturais, gastronomia e atividades artísticas e esportivas.
O Mapa de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas cidades-sede, encomendado pelo Sebrae à Fundação Getúlio Vargas (FGV), levantou 117 atividades de diversos ramos econômicos, nos quais as pequenas empresas terão relevante papel e serão beneficiadas com negócios, geração de empregos, desenvolvimento e consolidação no mercado.

O levantamento também aponta as vulnerabilidades e desafios da produção associada a serem enfrentados para elevar a qualidade do turismo brasileiro e dos serviços oferecidos aos turistas e torcedores da Copa 2014. "Esse mapeamento será referência para o processo de aceleração da qualidade e da inovação dos produtos e serviços das pequenas empresas", ressalta Vinicius Lages, gerente de Serviços do Sebrae.

Entre os temas e ramos econômicos que se destacam na produção associada em turismo se destaca a economia criativa. Carnaval, artesanato, manifestações culturais, produtos alimentícios regionais, atividades artísticas e esportivas e outras áreas vão criar oportunidades para pequenas empresas na Copa 2014.

Produtos alimentícios regionais, desenvolvidos por agroindústrias e setor agropecuário, constituem outro bom exemplo. Vinhos, cachaças e frutas tropicais são itens típicos de diferentes regiões brasileiras que deverão ser inseridos nos produtos turísticos da Copa.

Turistas estrangeiros gostam de experimentar e descobrir novos sabores nos destinos visitados. Esses itens podem gerar produtos turísticos, como visitas a alambiques, vinhedos e plantações de frutas. Ainda em termos de degustação, merecem destaque as castanhas, o guaraná, o açaí e a erva mate.
 
Com informações do Jornal Diário do Nordeste.
Foto: Juliana Vasquez.

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