quarta-feira, 20 de abril de 2011

Encenação da Paixão de Cristo se renova a cada Semana Santa

Manifestação tradicional em Fortaleza, a encenação da Paixão de Cristo se renova à cada Semana Santa. Este ano, a tradição se refaz em diferentes linguagens.

Quer no palco ou mesmo nas ruas, o espetáculo da Paixão de Cristo a cada ano renova a esperança na ressurreição de Jesus seja em formato de musical em locais fechados, seja em espetáculos, digamos, mais convencionais. Um dos grupos locais a se fazer presente sempre a esta época é a Comédia Cearense. De quinta a sábado, a Praça Verde do Centro Dragão do Mar será palco para nada menos do que 300 pessoas, entre atores (ao todo, 31), figurantes e técnicos de produção.

Dando início com recitais sacros e de canto coral, a Paixão ao ar livre é dirigida pelo veterano Haroldo Serra e contará ainda com a atuação de nomes consagrados no Ceará e ainda remanescentes das primeiras montagens realizadas no palco principal do Theatro José de Alencar, a exemplo de Ary Sherlock, Walden Luiz, Marcus Fernandes e Hiramisa Serra. “Essa montagem do Gólgota passou quase 30 anos sem ser encenada, aí a tradição se perdeu. A partir de 2001, o Haroldo resgatou e trouxe para um formato de arena”, explicou o também ator Hiroldo Serra, que atua no papel de Judas.

Para ele, o local escolhido para este ano só veio a crescer em termos de estrutura e público. “Nós conseguimos enxugar o espetáculo de três horas para 1h45min só por conta do cenário que, até o ano passado, nós tínhamos que parar para poder trocá-lo. Agora, nesse novo local, o cenário gira e as cenas ficaram interligadas. As cenas continuam as mesmas – a Casa de Simão, Santa Ceia, Palácio de Pilatos, Poço da Samaritana, etc – mas agora está mais moderno, com equipamento de som mais adequado e até show pirotécnico no momento da ressurreição”, conclui Hiroldo.

Já no Teatro do Via Sul Shopping, a carioca Milza Gama leva à frente pela segunda vez em Fortaleza a montagem da Paixão. Em formato de musical, os últimos dias de Jesus pela terra, de seu calvário até a ressurreição, contarão com a participação de um elenco composto por cerca de 70 pessoas, entre atores, figurantes, bailarinos e cantores. O foco, desta vez, recai sobre a parte musical.

“O diferente que eu posso dizer é o canto. Haverá ainda projeções durante as cenas e uma iluminação que ‘desenha’ o palco”, adiantou a diretora artística que, durante 10 anos, encenou a Paixão no Rio de Janeiro via Comunidade Católica Shalom e, posteriormente, encenou a montagem até nos famosos Arcos da Lapa. A expectativa da produção é receber cerca de 2.800 espectadores nas três noites de apresentação.
Destinado a todas as idades, a Cia. de Teatro Epidemia de Bonecos também se faz presente na Semana Santa com A Saga de Jesus Cristo no próximo sábado, no Espaço Rogaciano Leite Filho, situado também no Centro Dragão do Mar. Com direção de Cláudio Magalhães, a montagem – que coloca em primeiro plano a arte do mamulengo – conta também com um ator narrador que, segundo a responsável pelo grupo, Izabel Vasconcelos, “também remete ao teatro de rua”.

Contemplado este ano com três editais, A Saga de Jesus Cristo centra foco na história de Jesus desde o seu nascimento, o que faz com que a montagem inicie temporada já no Natal, “inclusive no Interior do Estado”. A companhia, já com 25 anos de trajetória pelo teatro de bonecos, contará nessa montagem com a participação de 26 bonecos, além dos atores manipuladores.

Partindo para as ruas, o Grupo de Teatro João Paulo II leva às ruas do tradicional bairro da Aerolândia a sua Paixão de Cristo nas próximas sexta e domingo. “Estamos há 11 anos encenando aqui pelas ruas, com a realização da própria comunidade e, há dois, fomos contemplados com um edital para nos ajudar com cenário, figurino, iluminação”, afirmou Veridiane Noronha, coordenadora e diretora de elenco do espetáculo.Da Capela Santo Antônio, a encenação prossegue em Via Sacra por três ruas (Aspirante Mendes, Tenente Jaime Andrade e Capitão Olavo) até sua crucificação, tendo como último palco a Igreja Matriz Nossa Senhora do Sagrado Coração.

SERVIÇO

O GÓLGOTA - A PAIXÃO DE CRISTO, DA COMÉDIA CEARENSE

Quando: de quinta (21) a sábado (23), sempre às 19 horas.
Onde: Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema).
Acesso: gratuito.
Outras info.: 3488 8600.

A PAIXÃO, DO INSTITUTO DE ARTE E CULTURA KAROL WOJTYLA
Quando: amanhã (20) e sexta (22), às 20 horas; e quinta (21), às 17 e 20 horas.
Onde: teatro do Via Sul Shopping (avenida Washington Soares, 4335 / 3º piso – Sapiranga).
Quanto: R$ 20 (preço promocional) – à venda no Shalom da Paz (rua Maria Tomásia, 72), Shalom Fátima (rua Dom Sebastião Leme, 868), na bilheteria do local e pelo site www.teatroviasul.com.br.
Outras info.: 3404 4027.

A SAGA DE JESUS CRISTO, DA CIA. DE TEATRO EPIDEMIA DE BONECOS
Quando: última apresentação sábado (23), às 19 horas.
Onde: Espaço Rogaciano Leite Filho do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema).
Acesso: gratuito.
Outras info.: 3488 8600.

A PAIXÃO DE CRISTO, DO GRUPO DE TEATRO JOÃO PAULO II
Quando: sexta (22/ Paixão e Morte), às 17 horas; e domingo (24/ Ressurreição), às 5 horas.
Onde: início na Capela Santo Antônio (rua General Lima e Silva, 108), prosseguindo pelas ruas Aspirante Mendes, Tenente Jaime Andrade e Capitão Olavo, até a Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração (rua Capitão Uruguai, 300).
Acesso: gratuito.
Outras info.: 8822 7690.

Com informações do Jornal O Povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário