quarta-feira, 6 de abril de 2011

Bom humor no ambiente de trabalho pode aumentar produtividade da empresa

Novo profissional de RH ensina as pessoas que não há problema em existir humor no trabalho.

Um novo profissional que promete revolucionar o ambiente de trabalho através da alegria é a nova aposta da área de Recursos Humanos (RH) das empresas. O primeiro "consultor do bom humor" surgiu nos EUA no início da década de 90 e chegou aqui no país através de Marcelo Pinto, o fundador do Clube da Gargalhada de São Paulo, certificado pela Escola do Riso de Portugal.

— A missão deste profissional é inserir a diversão no ambiente corporativo, integrando-o na estratégia de RH e ensinando os líderes e colaboradores a serem brincalhões e a encontrarem diversão no trabalho que fazem — explica o também autor do livro Sorria, você está sendo curado.

Segundo Marcelo, em todos os tipos de empresas há espaço para o consultor do bom humor. Naquelas em que se lida com o público e com a criatividade, como as áreas de TI, aviação, atendimento ao consumidor e turismo, o riso pode ser incrementado às atividades diárias. Enquanto nas empresas que exigem mais formalidade, o bom humor pode ficar restrito a atividades extras, como confraternizações e determinadas reuniões e eventos.

— O importante é que nenhuma fique de fora e possa conquistar também o status de "melhor empresa para se trabalhar". Promover o bom humor no ambiente de trabalho é uma maneira de ajudar as pessoas a lidarem melhor com a jornada de oito horas diárias, algumas vezes, estressantes. As pessoas não precisam ser positivas o tempo todo, mas as empresas têm ajudá-las a melhorar o humor, criando um ambiente mais positivo — destaca o consultor.

No entanto, Marcelo revela que não se trata de ensinar as pessoas a contar piadas, mas, sim, de mostrar como elas podem se tornar mais receptivas e de que não há problema em existir humor no trabalho, dentro de um certo limite, é claro. Também é papel do profissional alertar sobre a medida e a ocasião propícia para rir nestes locais.

— Ser descontraído na hora e na medida certa é uma competência valorizada para a empregabilidade do profissional, pois ela se encontra aliada à flexibilidade e à habilidade de trabalhar em equipe.

Marcelo exemplifica algumas atividades que o consultor do bom humor pode desenvolver na empresa:

— Antes do início da jornada, pode-se realizar uma sessão de risadas forçadas por até cinco minutos. É semelhante à ginástica aeróbica, serve para aquecer e despertar os trabalhadores. Também pode-se apresentar um power point com fotos divertidas para chamar atenção dos participantes. Além disso, em algumas empresas é possível criar um espaço confortável destinado à descontração dos funcionários. Já, outros empregadores contratam o profissional para espalhar mensagens às equipes e treiná-los para reuniões com mais descontração.

Confira os benefícios que o bom humor pode trazer para as empresas:

:: Facilita a comunicação entre chefes e subordinados, assim como entre clientes e fornecedores;
:: Melhora a atenção e a concentração dos empregados;
:: Ameniza os conflitos diários e cria empatia entre a equipe, facilitando o trabalho em grupo;
:: Descontrai as reuniões, tornando-as mais criativas;
:: Reduz a ausência dos empregados no trabalho e as doenças dos mesmos;
:: Aumenta a qualidade de vida dos funcionários e, consequentemente, a sua produtividade.

Com informações de Bem-Estar.

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