sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Premiado nacionalmente, o grupo mineiro Espanca! É um dos convidados do VI Festival de Teatro de Fortaleza.

Quem teve a oportunidade de ver o grupo mineiro Espanca! apresentar o espetáculo Por Elise no XV Festival de Guaramiranga, há dois anos, foi logo recomendando: “É imperdível!”. De volta ao Ceará, como grupo convidado do VI Festival de Teatro de Fortaleza (FTF), o Espanca! traz na bagagem uma novidade para o público local. É o espetáculo Amores Surdos, que sobe ao palco do Theatro José de Alencar às 20h de hoje. Amanhã, a companhia encerra a programação do FTF com a reapresentação de Por Elise, trabalho de estreia da trupe. A entrada é gratuita.


Criado em 2004, na cidade de Belo Horizonte (Minas Gerais), o Espanca! surgiu da necessidade em comum de cinco atores de entender questões relativas à linguagem teatral. Vindos de diferentes grupos teatrais, eles se uniram para montar uma cena curta de 15 minutos para um festival local. Nascia ali Por Elise, que, no ano seguinte, ganharia mais vigor e se transformaria no primeiro espetáculo do coletivo.


Era o início de uma pesquisa incessante pela formas de possíveis de renovar as convenções teatrais e de se comunicar com a plateia. Era também o começo de um grupo que se propunha, através de trabalhos autorais, oferecer e construir junto com o público diferentes sentidos do que era representado no palco. “Os nossos trabalhos estão muito mais preocupados em lançar uma reflexão do que contar uma história hermética”, define Grace Passô, dramaturga, diretora e atriz da companhia. “O desejo de criar um trabalho autoral, de buscar um teatro que seja representativo do lugar de onde a gente vem, da nossa geração é o que nos é mais precioso”, completa.


Essa busca pela comunicação com a plateia se reflete no modo de fazer teatro da companhia. Apesar de não se preocupar apenas com as histórias em si, os trabalhos do Espanca! se caracterizam por representar o cotidiano, a realidade do homem comum. Por Elise e Amores Surdos, dois dos quatro espetáculos de seu repertório, deixam isso bem claro. “Essas formas são uma das ferramentas que a gente usa para aproximar a identificação do público. A peça vai propondo alguns estranhamentos do cotidiano para que a gente possa construir novos sentidos com a plateia”, explica Passô.


Foi do cotidiano também que veio a inspiração que fez a dramaturga escrever as histórias que já conseguiram arrastar prêmios por diversos festivais brasileiros. “A inspiração dos escritores são muito parecidas. Não tenho nenhum hábito incomum. Sou bastante observadora, observo o meu dia a dia, tudo à minha volta. Sempre busco um olhar sensível para a realidade”, revela.

SERVIÇO

VI FESTIVAL DE TEATRO DE FORTALEZA – O grupo mineiro Espanca! apresenta os espetáculos Amores surdos, hoje (13), às 20h, e Por Elise, amanhã (14), no mesmo horário, no Theatro José de Alencar. Gratuitos. Outras informações: 3101 2583.

EMAIS

A trupe tem também em seu repertório os espetáculos Congresso Internacional do Medo (2008) e Marcha para Zenturo (2010).

Dentre os prêmios que Por Elise recebeu estão o da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Shell de Melhor Autor 2005.

SINOPSES
Amores Surdos Uma família composta por um pai ausente, uma mãe zelosa e seus filhos. Mesmo quando acordados, eles não se ouvem, não se enxergam, não se percebem: reflexo de um cotidiano que os conduz à incomunicabilidade. Amores Surdos constrói uma metáfora da passagem para a vida adulta e a perda da inocência.

Por Elise Uma dona de casa que narra histórias de seus vizinhos; um cão que late palavras; um lixeiro em busca de seu pai desaparecido; uma mulher perdida; um funcionário que trabalha com um uniforme que não o permite sentir nem quando o espancam, nem quando o amam. Por Elise é uma fábula sobre o homem contemporâneo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário