quarta-feira, 4 de agosto de 2010

ARTES CÊNICAS - Efervescência teatral

Depois de uma pausa de dois anos, o Festival de Teatro de Fortaleza retorna ao calendário, amanhã, com 24 espetáculos locais e nacionais, além de demonstrações dos processos de trabalho de cinco grupos

De volta o que há muito se reivindicava. O VI Festival de Teatro de Fortaleza (FTF), que começa amanhã e prossegue até o dia 14, é aguardado com expectativa pela classe teatral. Nos dois últimos anos, o evento não aconteceu. Em 2008, a Secretaria de Cultura (Secultfor) argumentou que havia restrições orçamentárias, impostas pela legislação eleitoral. Ano passado, citou a diminuição nos recursos federais recebidos através do Fundo de Participação dos Municípios.

"Não gosto dessa palavra ´interrupção´. Foram muitas conversas entre o Fórum de Teatro, o movimento Todo Teatro é Político e a Secretaria para trazer de volta o festival", afirma Fernando Piancó, coordenador de Teatro da Secultfor. "Nossa ideia é conhecer a cena teatral cearense. O evento serve como vitrine. É um momento auspicioso, porque a classe está passando por um processo de organização, formação e profissionalização", sustenta.

Ao todo, serão investidos no evento cerca de R$ 400 mil (em 2007 foram R$ 285 mil). Entre outras mudanças, o festival não contará com as oficinas, que serão substituídas por demonstrações dos processos de trabalho dos grupos com repertório, como o Bagaceira, o Teatro Máquina e o Teatro Mimo. Cada um se apresentará com dois espetáculos. De fora, os grupos Sobrevento, de São Paulo, com três apresentações; e O Espanca!, de Minas Gerais, com mais duas.

"A ideia da demonstração é importante porque permite que se conheçam as linhas de pesquisa dos grupos que atuam em Fortaleza. Por mais que a gente tenha contato com outros grupos, falta um bate-papo mais direto, formato que já existe em outros festivais. Essa edição cria a expectativa de que não tenha mais essa pausa tão longa, é um festival que só tem a crescer", analisa Yuri Yamamoto, do Bagaceira, um dos homenageados do festival, defendendo ainda a proposta do intercâmbio não só com a vinda de espetáculos de fora, mas com a saída da cena local. "Fortaleza está no circuito".

Na mostra de espetáculos, segundo a comissão de seleção (formada por Thiago Arrais e Herê Aquino, indicados pelo Fórum Cearense de Teatro, e Walden Luiz, indicado pela Secultfor), o número de classificados passou de nove para 12 montagens, por conta da qualidade dos trabalhos. O mesmo aconteceu no repertório, que aumentou em um grupo local.

"Foram 76 inscritos, um número expressivo, surpreendente, se você reparar que aproximadamente 90 espetáculos têm condições de serem apresentados, hoje, a qualquer momento na cidade", avalia Piancó.

Pensando a cena

Outra novidade é com relação à participação de dramaturgos e jornalistas do meio que vão acompanhar a programação. "No final, as observações vão fazer parte de uma publicação que servirá de diagnóstico do teatro de Fortaleza, para dar uma ideia de que rumos precisam ser tomados com relação às políticas públicas", explica Piancó. Em paralelo às apresentações, acontecerá, na terça-feira, o seminário Rumos do Teatro Fortalezense, com a participação de atores, produtores e entidades ligadas ao teatro.

"Também vai haver um encontro com curadores de alguns festivais do País pra que eles conheçam nossa cena e possam convidar espetáculos locais para esses festivais", justifica o coordenador. Participam os curadores do FIT, de São José do Rio Preto (SP); do FILO, de Londrina (PR); do Poacena, de Porto Alegre (RS); do Janeiro de Grandes Espetáculos, de Recife (PE); e do festival Cena Contemporânea, de Brasília (DF).

Tomaz de Aquino, do Mimo, comemora a entrada do grupo cearense, que tem apenas dois anos de atuação, na categoria de repertório. "Somos novos, mas trabalhamos com uma linguagem estética. A volta do festival é importante porque a cidade estava perdendo em termos de uma coisa voltada para cá. Reivindicamos muito isso". Durante a demonstração, os atores, que se dedicam à vertente da mímica e do teatro físico, vão apresentar o processo de treino diário e os exercícios para a construção das cenas.

Já Edson Cândido, do Imagens de Teatro, achou coerente a seleção dos espetáculos. "Tem mescla de várias leituras e estéticas. Tem de A a Z. De Plínio Marcos, com o ´Abajur Lilás´, à criação coletiva, com o pessoal do Bagaceira", aponta. "É bacana por chamar as pessoas. Não tem mais como falar que o público não tem condições financeiras. Esse evento só tem espetáculos bons e gratuitos", explica.

Abrindo a programação do FTF amanhã, uma quermesse cultural acontece às 17hs no Theatro José de Alencar, além de homenagem ao dramaturgo B. de Paiva, seguida de apresentação, às 20hs, do espetáculo "Rá", de Ricardo Guilherme, que este ano está completando 40 anos de carreira. Os dois, aliás, serão homenageados do festival, estampando os cartazes de divulgação, ao lado da atriz Antonieta Noronha, a dama do teatro cearense, e de Yuri Yamamoto.

Programação

SEXTA

17h - Quermesse cultural com espetáculos de teatro e outras manifestações artísticas de rua, na Praça José de Alencar
19h - Homenagem ao Ator, Dramaturgo e Diretor de teatro B. de Paiva - Foyer do Theatro José de Alencar
20h - Espetáculo "Rá", de Ricardo Guilherme - Hall do Theatro José de Alencar
21h30min - Festa nos Jardins do Theatro José de Alencar.

SÁBADO

9h - Demonstração - Grupo Sobrevento - Sala Nadir Papi Sabóia.
17h - Mostra de Espetáculos: "A Menina dos Brincos de Ouro", de Paula Yemanjá e Edivaldo Batista - SESC Emiliano Queiroz
19h - Mostra de Repertório - "As Lavadeiras", Grupo de Teatro Mimo - SESC-SENAC Iracema
20h - Mostra de Espetáculos - "En Passant", da Cia. Vão de Teatro - SESC Emiliano Queiroz
22h - Mostra de Espetáculos - "Cabaré da Dama", de Silvero Pereira - Porão do Theatro José de Alencar

DOMINGO

16h - Mostra de Repertório - "Tá Namorando, Tá Namorando!", Grupo Baceira de Teatro - Teatro Marcus Miranda - Centro Cultural do Bom Jardim
19h - Mostra de Repertório - "Mulieres", Grupo de Teatro Mimo - Teatro do Centro Cultural Dragão do Mar
20h - Mostra de Espetáculos: "O Abajur Lilás", Grupo Imagens - SESC-SENAC Iracema.

MAIS INFORMAÇÕES:
VI Festival de Teatro de Fortaleza. De amanhã a 14 de agosto, no Theatro José de Alencar, Sesc Emiliano Queiroz, Sesc Senac Iracema, Centro Cultural do BNB, Teatro do Dragão do Mar, Cuca Che Guevara, Teatro Marcus Miranda e Centro Cultural do Bom Jardim. Grátis. Programação completa no site festivalteatrofortaleza.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário