segunda-feira, 19 de julho de 2010

Regatas movimentam as férias no Ceará

Lagoinha e Paracuru, praias do litoral Oeste cearense, se preparam para oferecer aos turistas e veranistas nas férias de julho uma programação especial.

Em Lagoinha, no município de Paraipaba, distante cerca de 100 quilômetros de Fortaleza, acontece, de 20 a 25 deste mês, a 20ª Regata Cultural, com programação repleta de atrações culturais e musicais.

Já em Paracuru, a 80 quilômetros da Capital, acontecerá a 26ª Regata de Jangadas. Em ambas as competições, o artesanato produzido na região estará em exposição.

Realizada anualmente nas férias de julho, a Regata cultural da Lagoinha é uma realização da Prefeitura de Paraipaba, com a parceria do Sebrae Ceará.
De acordo com o secretário de Turismo do município, Claudemir Silva Rodrigues, a ideia do evento é, não só proporcionar entretenimento à comunidade, mas também consolidar a praia como destino turístico. "O evento tem um caráter social e esportivo", explica Claudemir.

Durante os seis dias do evento, a programação conta com exposição gastronômica, apresentações musicais com atrações locais e nacionais, espetáculos de dança, de quadrilhas juninas, de capoeira, entre outros. O objetivo é mostrar que a Paraipaba é rica de manifestações culturais e não somente em belezas naturais.

Um dos destaques da programação é a feira de artesanato com a mostra da produção dos grupos atendidos pelo Sebrae nos municípios que compõem o roteiro Costa dos Ventos.

A 20ª Regata Cultural, ponto alto da programação, será realizada nos dias 24 e 25, a partir das 10 horas, após a exposição de jangadas e paquetes. Serão realizadas três baterias, sendo a primeira no dia 24, com paquetes pequenos, e as outras duas no dia 25, com paquetes médios e grandes.

Participarão da regata, aproximadamente, 360 pescadores e 120 jangadas. De acordo com a organização do evento, a estimativa de público é de 20 mil pessoas.

Já a 26ª Regata de Jangadas de Paracuru será realizada no dia 25 deste mês, a partir das 9 horas, com a tradicional corrida de jegues. Em seguida, às 11 horas, começam as baterias da regata, que contarão com a participação de 46 embarcações e 200 pescadores.

Todas as velas que serão usadas durante a regata, confeccionadas pela própria comunidade local, são doadas aos pescadores. A premiação total é de R$ 6 mil e a estimativa de público é de 50 mil pessoas.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário