quarta-feira, 14 de julho de 2010

Diálogos além - mar

Na última segunda-feira, o Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (MAC), finalmente, abriu suas portas para a visitação da mostra "De Picasso a Gary Hill". Com nomes consagrados da História da Arte, a exposição, inicialmente prevista para se iniciar em 30 de junho, tem como um de seus principais destaques uma sala dedicada à instalação de Christian Boltanski "La Réserve des Suisses Morts" (1991), uma referência às vítimas do holocausto.

A obra impressiona pela carga emotiva e pelo peso das lembranças comportadas nas mais de 2.500 caixas de metal que a constituem. Estampadas com fotografias dos rostos de mulheres, homens, jovens, crianças, velhos e adultos desaparecidos durante o regime nazista, os objetos se encontram ordenados em grandes pilhas, aludindo às velhas caixas de arquivos comuns nas repartições públicas. Ao lado do trabalho de Boltanski, o visitante tem a chance de apreciar um apanhado de poéticas, caracterizadas pela convergência de diferentes tipos de linguagens artísticas.

De acordo com Consuelo Císcar, diretora do IVAM, o intercâmbio com o MAC/Dragão tem sido fundamental para a ampliar o conhecimento sobre a produção artística desenvolvida nos países latino-americanos. "É uma verdadeira satisfação estabelecer pontes do instituto com a Iberoamérica, especialmente com o Brasil, onde realizamos desde 1996 um total de 53 exposições, tendo a arte contemporânea como interlocutor principal para estabelecer laços transatlânticos de cooperação", ressalta.

Císcar também prometeu novidades quanto à parceria entre as instituições. "A partir do próximo ano estaremos circulando com uma grande exposição, e um dos destinos previstos é o MAC em Fortaleza". Embora não demonstre muito conhecimento acerca da produção local, confundindo nomes de artistas brasileiros, a diretora se disse interessada no trabalho dos cearenses Antonio Bandeira e Aldemir Martins. Mostrando-se aberta a novas interações.

MAIS INFORMAÇÕES:

De PICASSO A gARY hILL, em cartaz no MAC/Dragão do Mar até 29/8. De terça a domingo, das 14h às 21h. Entrada franca.

ANA CECÍLIA SOARES
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário