terça-feira, 2 de agosto de 2011

Teatro de bonecos apresenta a história de um amor além da vida


O romance, a tragédia e a comédia encontram equilíbrio no espetáculo A Triste Estória de Catarina e Bily Macarrão, da Companhia de Teatro Epidemia de Bonecos, em cartaz todas as terças-feiras do mês de agosto, às 20h, no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Os ingressos custam R$ 2,00 (inteira) e R$ 1,00 (meia).

A Triste Estória de Catarina e Bily Macarrão une o regionalismo ao universalismo no contexto de um tragicômico romance. Amor incondicional, família e morte são algumas das temáticas cosmopolitas abordadas nesse espetáculo montado à moda nordestina, com bonecos e cordel.

O personagem Zé Cariri é a voz da narrativa. Ele representa os contadores de causos do sul do Ceará e narra a história de um casal de cantores que se apaixonam e têm na morte, não o fim, mas o começo de sua felicidade transcendental. Zé do Cariri aparece em forma humana, enquanto os outros personagens da trama são apresentados como bonecos.

Dois atores-manipuladores dão vida aos bonecos que representam diferentes funções na peça. A música e o cordel também são elementos recorrentes na apresentação e permitem uma pluralidade de linguagens que enriquece a experiência teatral.

Há mais de 10 anos encantando plateias de diversas cidades do Brasil, como Vitória, Curitiba e Belo Horizonte, o espetáculo chega ao Teatro Dragão do Mar para emocionar o público cearense.

A direção da peça fica por conta de Izabel Vasconcelos, que também atua como manipuladora de bonecos ao lado de Nelson Albuquerque e divide o palco com o ator Cláudio Magalhães. Izabel é a idealizadora da Companhia de Teatro Epidemia de Bonecos, criada em 1987. Em seus 24 anos de existência, o grupo teve 13 espetáculos montados e já participou de eventos de teatro na Argentina, França e Espanha.

A apresentação da peça teatral A Triste Estória de Catarina e Billy Macarrão faz parte da programação de agosto do projeto Teatro da Terça do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, contemplado por edital de estímulo ao teatro no Estado, lançado pelo Instituto de Arte e Cultura do Ceará (IACC).

Com informações do site do Centro Cultural Dragão do Mar.
Foto: Silviane Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário